Matérias e Colunas

No mundo digital

internet coluna - interno

Vai contratar o desenvolvimento do site para sua empresa? Tenha em mente claramente o que você quer comunicar ao seu cliente. Mesmo que você não seja uma loja virtual, seu site é um vendedor que trabalha 24 horas por dia pelo seu negócio.

Então pense na estrutura das informações que você deseja transmitir, quais imagens, cores e formas são mais apropriadas. Hoje em dia, é importante o acesso por smartphones ou tablets, por isso opte por sites responsivos e que na maioria das vezes não custam mais para serem desenvolvidos.

Leve em consideração a sua logomarca e as informações que você quer destacar do seu negócio. Escolha um layout que ajude a reter o visitante e potencial cliente. São vários os formatos e quero te dar uma visão deles aqui. Segue:

  1. Site/Blog: segue um layout mais profissional em que a página inicial é mais estruturada e tem um link para o blog. Nesse modelo de site, encontramos uma apresentação da empresa, geralmente nas páginas “Quem somos”, “História”, “Sobre”, etc., seguido da apresentação do portfólio com seus produtos e/ou serviços, dados e formulário de contato e um blog.

 

O blog é interessante para quem gosta de escrever e quer compartilhar informações e imagens. Dependendo do negócio, o blog é uma galeria de imagens e vídeos dos projetos e serviços já desenvolvidos.

 

  1. e-Commerce ou loja virtual: para quem tem um negócio com produtos que possam ser vendidos online para envio ou retirada posterior em local físico, essa é uma opção muito boa. Você tem o site com todas as informações tradicionais e uma das opções do menu é a loja.

Ter uma loja virtual requer um pouco mais de investimento, especialmente se você quer crescer e ter reputação junto aos compradores. A estrutura das informações e segurança com os dados são mais complexas e não podem ser ignoradas. Nenhum empresário pode arriscar sua imagem, tendo um site que não oferece segurança aos compradores.

  1. Mini site ou site de uma página (One Page): Cada um chama de um jeito, mas os sites de uma página que trazem informações concisas sobre o seu negócio são um hit da internet. Além de terem todos os dados na primeira página, o que os mais jovens amam, possuem um layout mais arrojado.

Independente do modelo escolhido, desenhe todos esses níveis de informações que você deseja publicar no site antes de orçar. Nada de tentar economizar e colocar muita informação em uma única página, porque os desenvolvedores cobram por volume de páginas. Uma estrutura de informações poluída vai espantar as pessoas.

Sempre recomendo aos meus clientes que capturem imagens dos sites, ou de partes dos sites que gostam, para anexarem ao briefing que fazemos antes de desenvolver. Isso ajuda muito o cliente e a nossa equipe na hora de montar o protótipo do site. Quando temos o wireframe definido, é hora de definir as questões mais técnicas que se encaixem no planejamento e orçamento.

Parece simples comprar um site, mas, se não for planejado, ele não vai trazer o resultado esperado. Um bom desenvolvimento do site começa com um bom diagnóstico por parte da equipe de análise. Depois, é curtir e divulgar muito o seu novo endereço virtual. Mas não esqueça de manter o site sempre atualizado. Pior do que não ter um site, é ter o mesmo desatualizado.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!