Pode parecer uma pergunta absurda, mas o câncer de mama ocorre em homens também. Com certeza não é tão frequente quanto nas mulheres, mas os homens também produzem estrogênio.
À semelhança do que ocorre com as meninas na puberdade, com o aumento súbito dos hormônios, os meninos também podem apresentar um crescimento de mamas, uni ou bilateral, o que chamamos de ginecomastia. Pode involuir espontaneamente ou necessitar de cirurgia para a retirada das glândulas.
Outras causas além da puberdade podem levar ao aumento de mamas em homens, como uso de certos medicamentos, tais como para hipertensão e antidepressivos. É possível até sair leite das mamas de homens! Mas essas são causas benignas.
O câncer de mama ocorre em homens em uma frequência muito menor que nas mulheres, sendo cerca de cem mulheres para cada um homem. Os sintomas são idênticos ao câncer de mama feminino, mas os homens não costumam prestar atenção nas mamas. Aparecem nódulos que podem não ser dolorosos, deformidades das glândulas, mas infelizmente o diagnóstico muitas vezes é feito somente pela metástase em uma forma já de complicação.
Assim, a mortalidade é muito maior nos homens do que nas mulheres, não pela gravidade da doença em si, pois o câncer é o mesmo tipo, mas pela demora no diagnóstico.
Então, homens, além de observarem as mamas do dito “sexo frágil”, lembrem de observar as suas próprias!