O que é a Homeopatia?

1decoracaojaneiro interna copia 2

 

A Homeopatia é uma especialidade médica.  A palavra Homeopatia vem das palavras gregas “homoios” que quer dizer “o mesmo, similar, semelhante” e “patheia” que quer dizer “experiência, sofrimento, emoção ou sentimento.”  Trata-se de um sistema diagnóstico e terapêutico particular, baseado na lei da semelhança.

Nasceu da insatisfação de Samuel Hahnemann, médico alemão, com os recursos disponíveis na época em que vivia, no século XIX, quando a terapêutica era muitas vezes pior do que a própria doença. Por alguns anos recusou-se a exercer a medicina, por não tolerar prejudicar as pessoas sem obter sua cura, dedicando-se à tradução de livros científicos até que encontrou nos textos as pistas que o levariam a desenvolver esta ciência.

A Homeopatia foi desenvolvida através da experimentação e da observação clínica.  A toxicidade dos medicamentos da época levou Hahnemann a realizar diluições sucessivas, aumentando a tolerância ao tratamento e despertando novas propriedades em comparação à substância pura. Para Hahnemann a doença era constituída pelos sinais e pelos sintomas apresentados pelo paciente e a experiência clínica evidenciou novas síndromes não descritas pela medicina tradicional.

O que seria então a diferença entre a alopatia e homeopatia?  A alopatia é a medicina do contrário, atuando através do bloqueio e por vezes ativação de funções fisiológicas. Na alopatia a doença é avaliada de forma segmentada, de acordo com o órgão acometido.  A Homeopatia demonstra que o paciente não se divide, considerando seu funcionamento como um todo, sendo a ação do medicamento homeopático moduladora, regulando as respostas do organismo, permitindo que ele encontre o caminho de cura.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!