Um bom gestor precisa ser, antes de tudo, um líder e um exemplo para os seus funcionários e alunos. “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não funciona; você só será verdadeiramente respeitado em um cargo de chefia no ambiente de trabalho se agir com liderança, sabedoria, maturidade e competência.
Para gestar um projeto coletivo de sucesso, juntos aos professores e alunos, é importante estar aberto ao diálogo. Não existe trabalho cooperativo se só houver uma voz, é importante deixar todos apresentarem suas ideias, levar todas as opiniões em conta. Mesmo que acabe decidido por uma abordagem e não por outra, todos devem se sentir ouvidos e suas sugestões valorizadas. Mas primeiro, é fundamental criar um ambiente favorável à discussão de ideias, onde todos se sintam à vontade e confortáveis na hora de expor suas ideais para o grupo.
Qual o papel principal do diretor escolar?
O diretor escolar tem como função administrar e organizar funções pedagógicas e estruturais da escola, para que todos os demais profissionais possam exercer suas funções com qualidade. O diretor também deve fiscalizar e oferecer apoio para todos os funcionários. Dessa forma, deve possuir uma visão global do funcionamento da escola e do papel de cada funcionário dentro da instituição de ensino, pois gestor é aquele que proporciona o suporte necessário a sua equipe de trabalho, incitando-os ao crescimento profissional, dando-lhes as condições necessárias para exercer suas atividades com eficiência e eficácia.
O diretor ainda é o representante da escola para os alunos, pais e órgãos reguladores e fiscalizadores da educação, tendo que se ater às normas, leis e regulações concernentes à área da educação na qual a escola atua.
A escola, como organização educativa, necessita de gestores bem preparados para as funções administrativas e pedagógicas, capazes de organizar socialmente um ambiente de interação multidimensional.