Becky Bloom é uma jornalista apaixonada por moda e compulsiva por compras. Seus delírios de consumo incluem manequins que falam e roupas que saltam em sua direção. Ironicamente, trabalha como colunista de finanças, fala sobre consumismo mesmo afundada em compras! Não diferente dela, muitas de nós são consumistas ou compulsivas.
A compulsão é doença. Precisa ser tratada, acompanhada e controlada por profissionais específicos. Neste caso, a consultoria não resolve! Já o consumismo é resultado do excesso de estímulos. Muita propaganda, look do dia e blogueira para nos fazer desejar, isso sem considerar a facilidade em comprar online.
Agora, é fato que não deixaremos de comprar, mas é possível fazer compras conscientes e planejadas, e aqui vão algumas dicas:
- Liste o que precisa. É possível reduzir muito as compras com uma lista detalhada.
- Estabeleça prazos: determine o que comprar a curto, médio e longo prazo, ou seja, em até 1, 3 e 6 meses respectivamente.
- Observe trocas de coleção e viradas de estação. Você garante descontos e condições muito melhores.
- Compre em conjunto. Juntas, o poder de barganha aumenta e conseguimos negociar melhores preços comprando com duas ou mais amigas.