A vida do gestor de TI não é fácil ou simples. A tecnologia permeia todas as atividades em organizações, independentemente do seu tamanho, e suportar as tecnologias que possibilitam que a empresa desenvolva suas atividades é papel do gestor de tecnologia. Mesmo em grande parte das organizações, onde o core business não é desenvolvimento de tecnologias em si, a tecnologia tem grande importância para a eficiência operacional.
O desafio de ser inovador, conhecer profundamente cada negócio da empresa para oferecer soluções e promover a evolução tecnológica e a transformação digital são pontos mandatórios no plano estratégico do gestor de TI. Muitas vezes, este profissional somente é lembrado quando o ambiente tecnológico da empresa não atende de forma eficiente as necessidades dos colaboradores das áreas de negócios.
As demandas por outros investimentos suprimem investimentos estruturais em TI que muitas vezes trazem benefícios para toda a empresa ou que permitirão dar um salto tecnológico. No entanto, nos deparamos com dificuldades para justificar a aplicação de recursos e a forma de apresentar a melhoria da performance de um produto ou área de negócio específica.
Por esses motivos, ser eficiente no uso dos recursos, oferecer respostas rápidas ao negócio, monitorar o ambiente de maneira sólida, mitigar e eliminar riscos à operação são prioridades na rotina dos gestores. Saber avaliar tecnologias, fornecedores e propor e desenvolver soluções que promovam diferenciais competitivos são atividades que somente um gestor de TI consegue liderar. Esse profissional é ao mesmo tempo o que precisa manter as tecnologias que permite que a empresa rode e promover a mudança/evolução nos negócios.
Quer saber mais sobre as habilidade e competência de um gestor de TI?
Um bom gestor de TI deve estar sempre atento ao mercado e estudar para assimilar e acompanhar a corrida digital.
1 – Conhecimento técnico é fundamental para se tornar um gestor de TI de sucesso. As dificuldades vão surgir e a equipe precisa contar 100% com este profissional. Busque por conteúdos relevantes na internet, treinamentos de curta duração e cursos de especialização em instituições renomadas;
2 – Conhecimento do negócio como um todo, e tem que ser aprofundado nesse sentido, inclusive dominar o mercado em que a organização está inserida, e, assim, pensar em como otimizar a equipe para construir diferenciais para o negócio. Participar de eventos setoriais como feiras e congressos é algo que ajuda a entender o futuro que está se desenhando para o setor;
3 – Comunicação eficiente e real é fundamental para o gestor de TI. Saber transmitir a mensagem correta, motivar e ouvir contribui para a relação com a equipe. É preciso estar aberto aos feedbacks tanto dos pares quanto de outros níveis hierárquicos da empresa;
4 – O gestor de TI deve agir de forma preditiva e não apenas quando os problemas surgem. Antever diagnósticos e antecipar as pedras no meio do caminho permite traçar um plano de resolução antes do problema acontecer para não prejudicar a empresa. Para isso, estar aberto e em sintonia com fornecedores e seus casos de sucesso e participar de polos de startups como incubadores e aceleradoras aguça os sentidos sobre o que está por vir;
E o que faz o gestor de TI de fato?
Existe um amplo mercado para os profissionais de gestão de tecnologia da informação, mas quais são as atividades deste profissional?
· Gerenciamento de pessoas ligados diretamente a TI da empresa;
· Controle de toda a arquitetura de serviços de TI;
· Escopo e melhores práticas para utilização correta da TI;
· Administração da infraestrutura de tecnologia da informação;
· Diagnóstico, análise e implantação de soluções para redução dos impactos da área de tecnologia da informação na organização.
· Inovação para promover novos produtos e soluções para automatização de problemas dos clientes dentro do core business do negócio;
Organizações modernas tem esses profissionais nos níveis mais estratégicos, pois são eles que tem a visão de como a tecnologia pode mudar ou gerar novos negócios. São eles que conseguem integrar a empresa tecnologicamente e obter ganhos dessa integração como gestão unificada de dados, controles e segurança da informação, plataformas de negócios e inteligência competitiva.