Os serviços contábeis são essenciais durante a crise

1 interna cópia

 

“Na crise, o contador é o médico do seu negócio.” A frase é o slogan de uma campanha do SESCON/RS de valorização do serviço prestado pelo profissional contábil no momento em que muitos empreendedores têm de reavaliar o caminho de gestão das empresas e refazer projeções financeiras em função dos reflexos da pandemia do novo coronavírus.

O papel de facilitador para o empresário, também ganha mais peso e importância e exige dedicação extra dos contadores. Neste momento de crise, o contador é imprescindível pois, a cada dia, há uma enxurrada de novas normas, medidas provisórias, portarias e leis que muitas vezes são até conflitantes, e será preciso tomar mais decisões.

É necessário tempo para estudar as medidas anunciadas, avaliar se são plausíveis para cada realidade, consultar colegas, avaliar o grau de insegurança jurídica e treinar a equipe.

Algumas mudanças feitas necessitarão de um profissional para melhor entendimento do empresário com a sua empresa.

Foi adotado pela Receita Federal uma série de alterações no atendimento aos contribuintes. A principal medida foi a de suspender o funcionamento de diversas agências físicas e ampliar a orientação via internet.

Os profissionais de contabilidade estão na linha de frente para recuperação dos negócios perante a crise e isolamento social! Em algumas cidades consta no decreto de medida de enfrentamento à pandemia, que o trabalho do contador é considerado serviço essencial.

Em todos os casos, porém, é imprescindível seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de manter os locais limpos e arejados, evitar aglomerações, lavar sempre as mãos e evitar contato físico. Que possamos trabalhar em conjunto, sermos solidários e compartilhar ideias que estão dando certo.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!