É muito comum que os pequenos empresários acreditem que o planejamento estratégico é inerente às grandes empresas por ser complexo e de elevado custo de implementação. Entretanto, a realidade é que você pode elaborar e implementar seu planejamento investindo mais tempo e esforço do que dinheiro.
No dia a dia é comum que façamos o planejamento de tudo o que precisamos realizar ao longo do dia ou da semana, desde o roteiro diário até a lista de compras do mercado. Todos têm o mesmo objetivo que é trazer clareza e direcionamento para suas atividades do cotidiano. E por que com a empresa seria diferente?
Uma empresa sem planejamento permanece lançada à sorte. Sem qualquer estratégia definida ou um plano para crescimento da organização, está fadada à estagnação e até mesmo à falência, como ocorre em muitos casos.
De acordo com a pesquisa de Sobrevivência de Empresas (2020), realizada pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo, a taxa de mortalidade das microempresas após cinco anos no mercado, é de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%.
Sendo você uma micro ou pequena empresa, uma “EUpresa”, um profissional liberal, ou até mesmo um desenvolvedor de um novo projeto, existem formas simples e eficazes de criar o planejamento estratégico e implementá-lo.
O planejamento estratégico tem como principais objetivos: Diagnosticar a situação atual da empresa, estabelecer objetivos claros e identificar ações viáveis para alcançá-los. Aqui estão algumas maneiras de desenvolvê-lo:
1 – Faça um breve histórico de sua empresa:
Nome, ano de fundação, número de empregados, principais produtos ou serviços e nicho de atuação;
2 – Monte o organograma da empresa:
Mesmo que tenha apenas você no organograma, defina os setores e tarefas de cada um desses. Ao final do planejamento, você pode identificar como ação o preenchimento de uma vaga, por exemplo, e as funções devem estar estabelecidas;
3 – Defina o que é o negócio, sua missão e visão estratégica;
4 – Analise os fatores internos e externos:
A análise SWOT pode ajudar a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, fornecendo informações valiosas para o planejamento estratégico;
5 – Estabeleça objetivos claros:
Defina metas SMART, específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais para a empresa, para que seja mais fácil acompanhar o progresso;
6 – Inclua os colaboradores nesse processo. É uma maneira de engajá-los e implementar a cultura organizacional de forma bem sucedida;
7 – Identifique ações viáveis:
Definir ações concretas para atingir os objetivos da empresa é fundamental para o planejamento estratégico;
8 – Monitore e revise continuamente:
Monitorar os resultados e revisar o plano estratégico regularmente é uma forma de ajustar as estratégias e objetivos conforme a empresa evoluir.
Este simples passo a passo pode te levar para outro nível de maturidade empresarial e conhecimento do seu negócio.
Não está relacionado a dinheiro! Claro que um planejamento estratégico desenvolvido por um profissional é mais aprofundado, mas se você não tem nada definido, comece pelo simples e vai melhorando com o passar dos anos e metas alcançadas.
É importante lembrar que o planejamento estratégico é um processo contínuo e que deve ser revisado regularmente para garantir o sucesso da empresa.
Você fez o planejamento estratégico da sua empresa?
* Artigo da colunista Paula Santos, do Grupo Estrata.(@grupoestrata)