A maioria das mulheres pensa em ter um lindo cabelo liso e sedoso, sem nenhuma sombra de cachos. Para isso, são capazes de se submeter a diversos tratamentos, buscando o melhor resultado para esse devido fim. Porém, é necessário ficar atento a alguns riscos que estão ocorrendo no momento em que se decide alisar os fios. As progressivas dão ótimos resultados, porém não podemos esquecer nunca que elas são à base de formol e quem possui alguma alergia a esse produto deve imediatamente descartar a possibilidade de utilizar esse meio de alisamento. As selagens também possuem alguns produtos tóxicos para aquelas que são alérgicas, por isso, é necessário ter muito cuidado no momento em que você decide fazer esse tratamento. Caso você não saiba de nenhuma alergia sua, procure ajuda médica e oriente seu cabeleireiro dos riscos que você corre.
Existem alisamentos que são indicados para gestantes e, até mesmo, crianças, por não possuírem formol. Para muitas pessoas, essa parece a melhor solução inventada, mas esses devem ter o cuidado redobrado. Os produtos utilizados nesses alisamentos podem não ter formol, como diz o rótulo das embalagens, mas contêm agentes alisadores que farão o papel do formol para alisar, o que pode também ser tóxico. A escova progressiva deixa um efeito de maior brilho nos fios, além de deixá-los bem hidratados. É por causa desses benefícios que ela é bem procurada pelas mulheres, assim o mercado pode, através disso, inventar vários tipos de progressivas, cada qual deixando um resultado diferente dos demais e se encaixando no seu perfil e também no estilo do seu cabelo.
Dica: sempre escolha uma dupla de xampu e condicionador específicos para cabelos com química. Se os fios tiverem dois tipos, como alisamento e mechas, por exemplo, tenha dois xampus, um para cada caso, e alterne-os nas lavagens. Escolha produtos com pH entre 4,5 e 5,5. Eles agem sem abrir muito as cutículas dos fios, evitando que a química vá embora rápido.
Para manter a saúde dos fios, busque produtos reconstrutores à base de queratina ou aminoácidos, que repõem a massa capilar, e outros que contenham agentes hidratantes, como óleos ou manteigas (de karité, manga ou cacau). Quanto menos lavagens, mais tempo a progressiva resiste. Lave a cada dois dias para prolongar o efeito liso e enxágue bem a raiz com a água na temperatura morna. Se a raiz ficar oleosa antes da próxima lavagem, use o truque do xampu seco. Ele suga a oleosidade e deixa os fios soltos e perfumados. Hidratação: 1 vez a cada 5 lavagens, é essencial para devolver massa e nutrientes perdidos ao fios. Quer dar uma força extra? A cada 20 dias, use uma ampola para fios quimicamente tradados. Ela vai devolver brilho e maciez imediatamente!