Matérias e Colunas

Quais os cuidados que se devem ter ao utilizar o Pix para não cair em armadilhas?

01decoracaojaneiro interna copia

 

Em um mundo de tanta tecnologia onde a necessidade das transações financeiras em segundos se torna necessário, o PIX veio para atender essa necessidade, facilitando e desburocratizando as transações, porém, é preciso alguns cuidados para não ser prejudicado.

Por se tratar de uma transferência automática e instantânea, o número de golpes relacionando a operação também tem sido constante. Há centenas de relatos nas redes sociais de pessoas que sofreram a tentativa e até mesmo que caíram na fraude.

Algumas medidas são necessárias: ao realizar a transferência é preciso confirmar o nome da pessoa a qual é o destinatário, evitando assim envio para a pessoa errada. Sempre confira cada detalhe.

Evite também inserir sua chave de transações em sites, arquivos ou locais que não sejam confiáveis, tornando assim, seus dados mais vulneráveis e suscetíveis a ações de criminosos e golpistas, causando diversas complicações para você.

Também se faz necessário realizar a confirmação em duas etapas da conta do WhatsApp, evitando assim o maior dos problemas relacionados. O número de crimes virtuais utilizando a invasão de contas do aplicativo de conversa tem sido crescente. Nesta modalidade, criminosos conversam com pessoas e pedem que seja realizada a transferência para um suposto amigo. Outros vão além e pedem dinheiro para o resgate de um possível sequestro familiar.

Então, caso receba um tipo de mensagem pedindo algum tipo de transferência por WhatsApp, só realize após uma ligação e ouvir a voz dos amigos ou pessoa em quem você tenha contato e confiança.

Um outro tipo de golpe que tem sido comum é o de mensagens de pessoas relatando para você que “transferiram o dinheiro para a conta errada, se é possível a pessoa reenviar”. Na verdade, esses golpistas programam um horário previsto para o dinheiro cair. Contando que a vítima caia na história e não verifique direito, reenvie o dinheiro que nunca chegou à conta dela. Se isso acontecer, diga que assim que o valor cair, devolverá o mesmo e denuncie.

Avisar as autoridades policiais, instituições bancárias e os responsáveis das redes sociais (Whatsapp, Facebook, etc) é sempre a maneira correta ao suspeitar qualquer anormalidade em suas transações, para se proteger e poupar de que usem seus dados para golpes. Se possível, alertem também os seus conhecidos.

Pode usar o Pix sem medo, apenas utilize-o com atenção e cuidado.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!