Saber administrar o tempo se tornou uma competência comportamental considerada entre as mais importantes.
Adiar as tarefas constantemente e deixar as demandas para os últimos minutos são alguns dos principais fatores que levam os profissionais a perderem oportunidades de crescimento. Este tipo de atitude é conhecido como procrastinação. Ela implica diretamente na produtividade e corre justamente contra uma administração efetiva do tempo.
Para evitar os efeitos nocivos da procrastinação, o profissional deve buscar rever seus comportamentos e crenças e identificar quais os fatores, internos e externos, que estão prejudicando sua atuação profissional e sucesso na sua empresa.
Agora, vou te dar três dicas para reverter essa situação imediatamente.
– Avalie quais são as causas da dificuldade de gerir seu tempo. Reflita se é apenas uma questão de desorganização, dificuldade de foco nas tarefas ou a facilidade de se distrair.. Entender o que está acontecendo é sempre o melhor caminho para resolver o problema.
– Divida as tarefas. Comece realizando tarefas simples para aumentar as chances de finalizar e ter o sentimento de realização. Lembre-se que isso não significa que deve executar apenas o que for mais fácil e rápido de resolver. A questão é descomplicar para fluir.
– Priorize. Entenda o que é prioridade na sua lista de “to do”. Inclusive, você deve medir o tempo que irá gastar com cada item da sua relação para correlacionar prioridade e grau de dificuldade. Definir prioridades é uma maneira de cuidar de si, pois traçar o que é realmente relevante trará diversos benefícios, especialmente, em longo prazo.
Sua habilidade em administrar bem o seu tempo está diretamente relacionado ao seu lado comportamental e emocional.