O ano começou e está na hora de arregaçar as mangas e retomar os negócios. Na contramão da transição econômica que o nosso país está vivendo, temos que usar toda a criatividade e técnica profissional para auxiliar na realização de bons negócios. Para ajudar na valorização de sua casa, irei abordar uma técnica bastante interessante, porém pouco conhecida aqui no Brasil, chamada home staging.
A técnica começou a ser utilizada na Califórnia para imóveis de alto luxo, e se popularizou após o estouro da bolha imobiliária nos EUA, quando os valores dos imóveis despencaram. Sua principal função é despersonificar os ambientes, removendo as características pessoais do proprietário, sem grandes mudanças e gastos de uma obra. Utilizando o mobiliário já existente, valorizando os pontos fortes do imóvel, com intuito de deixá-lo mais atraente para encantar o maior número de pessoas e, consequentemente, potencializar em até 70% as chances de venda. Nada mais é do que um bom marketing do seu produto, diferenciando das outras ofertas de mercado.
Atualmente, em grande parte do mundo, 90% das buscas por imóveis acontecem pela internet, que se tornou a maior vitrine virtual. Se você deseja realmente vender o seu imóvel, precisa adequá-lo rapidamente. Aqui vão algumas dicas para deixá-lo pronto para encantar os compradores: faça reparos nas paredes, se necessário, deixando-as em bom estado; organize os armários, guarde os objetos pessoais, fotografias, imagens religiosas, etc. Caso tenha criança, evite brinquedos espalhados. Nenhum comprador irá se agradar ao ver a bagunça do dia a dia.
Abra as janelas, a entrada de luz natural favorece. Prefira as lâmpadas de cor amarela e, no momento da visitação, acenda as luminárias e pendentes, mesmo durante o dia, pois isso dará um ar acolhedor aos ambientes. Perfume a casa com aromas suaves e delicados, e por último, deixe copinhos de água mineral e balas para os visitantes. Sem dúvida, tudo isso irá atrair olhares dos compradores e, de fato, um imóvel aconchegante encanta qualquer pessoa. Considerando que um dos objetivos do home staging é a economia, em alguns imóveis que redecorei aplicando a técnica, utilizei também o conceito upcycling, que propõe reutilizar objetos que seriam jogados fora em peças de decoração, como, por exemplo: um prato de cobre que virou centro de mesa, taças de vinho avulsas que viraram arranjo de plantas e por aí vai, tornando os espaços ainda mais charmosos.
Todos buscam sempre as melhores ofertas, isso significa beleza e conforto atrelado a um preço justo. Agora, basta caprichar nas fotografias para os anúncios, criando cenários agradáveis e atraentes – e bons negócios.