Matérias e Colunas

Categoria:

Como a segurança digital pode salvar você de golpes

Recentemente acompanhamos um acontecimento de nível global que impactou o cotidiano de muitas pessoas e empresas, apesar de não ter sido algo envolvendo um ataque malicioso feito por hackers e criminosos digitais, a chama da segurança digital se acendeu novamente e este tema que nunca deve ser deixado de lado, retornou aos noticiários.

Atualmente, com o mundo cada vez mais digital, nossos mecanismos de defesa precisam passar por atualizações também. No meio de tantos sistemas, aplicativos, senhas e autenticação que nos cercam no cotidiano, precisamos transformar a segurança digital em algo que faz parte da nossa cultura, do nosso jeito de pensar e agir.

Com isto em mente, podemos observar diversos comportamentos e estratégias que vão tornar nosso dia a dia mais seguro e evitar que tenhamos prejuízos financeiros ou dados sensíveis vazados.

Vamos avaliar alguns pontos mais diretos e evidentes e outros mais sofisticados. Ações básicas de segurança, como, não deixar contas autenticadas ou mesmo usuários e senhas registrados em computadores ou dispositivos de uso comum, por exemplo, em coworkings.

Segurança
Segurança não se resume a um comportamento ou um apanhado de estratégias, mas a mudança de cultura e hábitos.

Realizar atualizações periódicas dos sistemas e aplicativos usados. Alterar com alguma frequência suas senhas, evitando sequências numéricas, nomes ou qualquer outro termo que seja muito óbvio de ser identificado como por exemplo “123456”.

Outra forma de evitar cair em golpes, é combinando com os familiares próximos os mecanismos necessários para realizar transações em dinheiro, por exemplo, solicitando uma ligação telefônica ou alguma informação privada, evitando assim um golpe muito comum realizado por WhatsApp.

Com o intuito de ter uma segurança realmente eficiente, temos mecanismos mais refinados, como dois fatores de autenticação, que faz com que você realize o login e preencha um código recebido por e-mail ou SMS por exemplo

Este mecanismo simples consegue elevar consideravelmente o nível de segurança de suas contas e praticamente todas as tecnologias atualmente oferecem este mecanismo, também conhecido como MFA (Multi Factor Authentication).

Outro comportamento que deve ser transformado em hábito é conferir a URL dos sites acessados, verificando se realmente é o endereço de interesse antes de realizar qualquer ação. Este ataque conhecido como “phishing” tenta fazer com que as pessoas cliquem em sites maliciosos que estão se passando por um conhecido.

Segurança não se resume a um comportamento ou um apanhado de estratégias, mas a mudança de cultura, hábitos e transformar prevenção em um estilo de vida, mesmo na internet.

Segurança * Artigo do engenheiro da computação Diego Cruz, especialista em tecnologia e software. @odiegofcruz

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!