Uma imagem vale mais do que mil palavras: sua imagem fala por você!

imagemvalemais-interna cópia
Foto: VisualHunt

Essa frase não é minha, infelizmente, e, apesar de ter se popularizado, esta expressão é de autoria do filósofo chinês Confúcio, e era usada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens.

Se estamos falando em imagem pessoal no mundo corporativo, estamos nos referindo ao alinhamento de, pelo menos, três condições essenciais: aparência, comportamento e comunicação verbal.

É preciso se preocupar em trabalhar todos, de forma que a percepção sobre você seja única no que diz respeito à modelagem de sua marca. É necessário que haja coerência entre como você se veste, se comporta, o que diz e como diz.

É necessário que a sua imagem esteja conectada com a identidade e os valores de sua empresa para que você possa mais facilmente desenvolver a percepção do seu público sobre aquilo que é importante para você. O que você quer que ele saiba sobre sua empresa? Que espécie de mensagem positiva você quer que ele perceba? Você precisa ser seu melhor cartão de apresentação.

Desenvolver competências técnicas e saber tudo sobre seu produto ou serviço, mas sem se preocupar com a sua imagem pessoal, que vai além de estar bem vestido ou não, pode comprometer e muito a imagem da empresa e a sua própria trajetória de carreira.

O seu comportamento fala muito sobre você. Já escutou essa frase? Pois é, essa é mais antiga ainda e a usamos constantemente em nosso dia a dia para analisar e – por que não? – julgar outras pessoas do nosso convívio, seja de forma profissional ou pessoal. Baseado em nossa própria experiência, podemos mensurar o quanto somos medidos por isso também. Não é verdade?

Passamos a maior parte do nosso tempo no ambiente de trabalho, convivendo com outras pessoas, sejam eles colegas de trabalho ou clientes. Por isso, a importância de nossas atitudes e como nos comportamos, até mesmo em momentos de descontração. É preciso estar sempre atento para não ir além.

Trabalhar a inteligência emocional pode ajudar a minimizar possíveis problemas. Conhecer seus gatilhos e suas emoções vai te permitir analisar e repensar posturas inadequadas que poderão comprometer sua imagem no futuro.

Você representa uma marca, uma empresa, uma instituição, portanto, todo cuidado com a imagem pessoal é pouco. Uma boa imagem, quando bem cuidada, reflete compromisso, segurança e responsabilidade, o que pode contribuir e muito para o crescimento profissional. Vista-se bem por dentro e por fora. Seu futuro agradece!

Compartilhe esse artigo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!