Não existe chegada e nem início, o que existe é apenas o caminho. Só o caminho nos ensina como, para quê e porquê; e cada passo percorrido transforma nosso “como”, nossas finalidades e justificativas através das escolhas.
Além de tudo o que ocorre no percurso, aqueles que passam por nós durante o caminho são personagens de suma importância na nossa concepção da vida, pois apontam muitos valores nas nossas escolhas que importam no nosso presente, no nosso “aqui e agora”, que também ajudam a dar corpo, alma e luz ao futuro.
Perceba que é também você quem está transformando as escolhas do outro. Se você observar os momentos em que decide fazer algo, é importante que reflita por que decidiu fazer daquele jeito, pra quem, e se o cenário teve importância pra transformar o contexto, valendo olhar com olhos refinados que o inverso também é influenciável.
Será que seu objetivo ainda é o mesmo desde o início da sua jornada? Você já observou se os caminhos que você faz lhe ensinam como deve prosseguir e se é mesmo por aquele caminho do momento que você consegue ver a luz que busca pra seus objetivos?
É muito comum ir fazendo a vida no automático. E quando é desta forma, dificilmente você está aprendendo alguma coisa, senão breves relâmpagos de consciência. Se você estiver desperto para o interesse de transformação, com sua atenção voltada para a consciência do que faz e quer, você consegue aprender e discernir entre o que deve continuar, o que deve ser interrompido e seus motivos. Somente estando consciente pra fazer a sua vida acontecer é que você é capaz de reconhecer tudo o que o caminhar pode oferecer-lhe.
Nos negócios, a lógica não é tão diferente. Quando empreendemos, temos mesmo que estar alertas para os sinais de continuar ou parar. Não o parar para deixar de fazer, mas o parar para rever e ressignificar por onde devemos seguir, a partir do ponto onde precisou parar e como seguir. Será que devo seguir mesmo neste nicho? Será que devo seguir mesmo neste formato? O que está faltando que não vejo?
Aquele que se autoavalia tem muito mais chances de fazer um caminho mais bonito e promissor. Vale refletir.