Muito se confunde preço médio de vendas [PMV] e ticket médio [TM] no varejo brasileiro.
*PMV*
Divisão das vendas em R$ pelas vendas em unidades, em determinado período.
Se uma rede vende no mês R$ 3.400.000, com um número de unidades de 85.000, o PMV é de R$ 40.
O planejamento e gestão do TM por loja da marca é a melhor ferramenta de gestão da equipe de vendas; uma equipe bem orientada, com domínio técnico de seu sortimento, tende a melhorar imediatamente os resultados de sua loja.
*TM*
Divisão da venda em R$ pelo número de atendimentos em determinado período.
Se a rede vendeu R$ 3.400.000 com um número de atendimentos de 34.000, o TM é de R$ 100.
O PMV é um dos principais índices do varejo, como ele expressa a média dos preços de todo o sortimento da empresa, ele posiciona automaticamente a marca em relação aos concorrentes diretos, e no mercado.
O PMV é essencial para:
– Se entender onde a marca se posiciona, tanto no geral da rede, como por categoria.
– Se comparar o PMV atual contra os meses anteriores, e contra o mesmo mês do ano anterior, entender sua evolução, e seu efeito nas vendas.