Branding: essa é uma palavra que tanto ouvimos falar em alguns cantos da comunicação, desde agências de publicidade a amigos que entendem um pouco mais do assunto. Mas a questão nem sempre é muito clara. Muitas vezes nos perguntamos o que é branding, qual o sentido real e para que realmente serve, certo? Pois então, essa é a hora de entendermos um pouco mais e, claro, aprendermos a entender a lógica da sua existência.
O branding nada mais é que o valor da marca de uma empresa. Ou seja, é ele quem torna o negócio mais valioso quando o nome dele entra em cena. Torna o produto ou serviço, de alguma maneira, mais confiável, mais interessante, mais “importante” que a concorrência e, muitas vezes, o faz ser, inclusive, mais caro.
Isso significa que, quando a marca é citada, ela influencia como o consumidor reage ao seu produto, interferindo na sua percepção de qualidade e na vontade de usá-lo para ser parte integrante de uma “tribo”. Algo que vemos muito bem definido pelos consumidores da Apple, os applemaniacs, quando se trata de posicionamento.
Na era do capital e consumo, onde as marcas que utilizamos ditam quem somos dentro de uma determinada sociedade, é muito comum percebermos empresas que passam a imagem de ser muito mais que somente o produto que vendem ou o serviço que prestam. Essas empresas posicionam o seu consumidor e geram uma identidade para ele.
As marcas estão por todo lado. Elas precisam gerar uma diferenciação para sobreviver e, se possível, se sobrepor ao mercado. Essa diferença se dá em diversas estratégias, mas que culminam em um objetivo bastante semelhante para todas: maior representatividade.
Isso significa que as empresas pensam estratégias para aumentar a sua reputação, a sua importância na mente dos consumidores. Ou seja, o seu branding. O que nos leva a concluir que a empresa vale muito mais do que tem enquanto maquinário, o que produz enquanto serviços e produtos, mas também o efeito que a marca causa quando dita em voz alta para seus consumidores.
E você, já se sente mais familiarizado com o branding das empresas? Já consegue olhar para um produto e reconhecer que nele há, além do serviço prestado, o valor daquela marca embutida para agregar valores que ela busca criar na mente do consumidor? Então agora comece a olhar para as empresas e as perceba com um olhar um pouquinho diferente de antes do texto.