Uma pesquisa realizada pelo Instituto Rede Mulheres Empreendedoras (2023) mostrou que existe uma grande diferença de realidades no empreendedorismo feminino brasileiro e pensei: como isso pode ser usado a nosso favor, por nós empreendedoras, na comunicação do nosso negócio?
À primeira vista, é claro que é um cenário caótico para uma boa parte das empresárias, pois a maioria começou por necessidade (55%) e dessas, 63% após serem mães. Por outro lado, 40% iniciaram por oportunidade e dessas, 53% começaram antes da maternidade.
São abismos brasileiros que também podemos perceber nos negócios, ainda assim, cada uma tem uma trajetória única e que conecta com pessoas que passam pelas mesmas situações.
As histórias verdadeiras conectam pessoas. Não compramos de logomarcas, compramos de pessoas como nós, com problemas como nós temos e com muita vontade de vencer como temos.
Por que então não aproveitar as origens, o que fomos, quem somos hoje, o que nos levou a abrir a empresa e o que nos motiva a permanecer, ainda que tenha sido sob trancos e barrancos, e colocar tudo isso na alma da nossa comunicação?
Vivemos em um mar de informações rasas, copiadas e coladas, que no final do dia chega a cansar de tanto ver a mesma coisa! Parece que estamos em um único perfil, um site só, uma superficialidade que se desfaz de qualquer autenticidade. Eu acredito piamente que a saída para se destacar em meio a tanto conteúdo que consumimos é sendo o que somos, simples assim!
E sabe, estamos imersas na sociedade da (des) informação e nossos produtos não são embalados apenas com papel especial e colocados na prateleira, aliás, assim como eu, garanto que muita gente aqui nem produto tem, vende é serviço. Pois é, sabe o que realmente empacota aquilo que vendemos?
A história que contamos sobre ele. Acha mesmo que tudo o que passamos não pode estar ali, trazendo nossa marca, nosso quê? Ah, pode sim!
Desde que o mundo é mundo nos conectamos através das histórias. Se lá quando não existia nem nós ficávamos em volta das fogueiras ouvindo e repassando os conhecimentos, imagina hoje com todo aparato que temos? Podemos atingir muitas pessoas que precisam de nossas soluções e que se identificam com o que temos para contar.
* Artigo da colunista Rafa Tayâo, especialista em comunicação digital, planejamento de comunicação, criação de conteúdo e gestão de redes sociais. Siga no instagram Instagram – @rafatayao e LinkedIn – rafa tayão.