“Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições, que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes”, é assim que o Instituto Brasileiro de Museus os define.
Comemorado no dia 18 de maio, o dia do museu nos força a recordar a importância de instituições tão necessárias para a permanência e memória de nossa cultura. No Recreio, temos a honra de abrigar o Museu Casa do Pontal – considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Mas muita gente que mora aqui não conhece sua história e importância.
Idealizado e criado pelo pintor francês, Jacques Van de Beuque na década de 70 – o pintor já estava no país desde o final dos anos 40 quando, após a guerra mundial, Portinari o aconselhou a vir ao Brasil – o museu é fruto de seu encantamento com a cultura artística brasileira. Hoje, a casa tem um acervo de mais de oito mil obras acumuladas em pesquisas realizadas durante quase 40 anos e uma história de muito prestígio entre as instituições nacionais com seus diversos prêmios, como o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, sua conquista mais recente.
Além da exposição permanente, com mais de quatro mil peças, o Museu recebe a obra de OSGEMIOS feita especialmente para o lugar. A instalação “Bunker” está nos jardins da casa e apresenta elementos escultóricos, arquitetônicos e de pintura. Uma mescla entre a arte moderna e contemporânea, urbana e rural, todas representadas nas exposições populares do museu.
Aos cariocas que não conhecem os espaços culturais da cidade: o Passaporte dos Museus Cariocas, uma ação da Prefeitura do Rio em parceria com Ibram e o Comitê Rio450, dá uma entrada gratuita para 43 instituições no Rio, em uma ação comemorativa pelos 450 anos da cidade maravilhosa. No Museu Casa do Pontal, a promoção é válida em todas as terças-feiras, com a apresentação do passaporte, de 9:30h às 17h, vamos?
Revisada: Maíra Ferreira