Chegou mais uma edição do Avental, programa de culinária especial da Utilitá, e dessa vez recebemos no Wine Office um chef com tempero baiano: Charles Silva. O profissional preparou um prato exclusivo, o Risoto de Coco Verde com Frutos do Mar.
“Fiz esse prato em um festival de gastronomia em Itacaré, sul da Bahia. Dentre os elementos que me levaram a esse prato, está o coco, porque teve a influência com a vinda de Garcia D’Ávila e foi algo que me chamou muita atenção para inserir nesse preparo”, afirma Charles Silva, que possui formação em cozinha regional brasileira.
Além da equipe da Utilità, Wine Office e Grão de Mostarda, que participaram da produção, também estiveram presentes dois convidados especiais: Rogério Dardeau, advogado e autor de livros sobre vinhos, e Denise Vianna, economista.
“Participar do evento de degustação da Utilità, no Wine Office, com o chef Charles foi uma experiência muitíssimo agradável! Ambiente muito gostoso, pessoas simpáticas, um delicioso prato preparado cuidadosamente e a harmonização com um belo vinho são sempre inesquecíveis”, afirma Denise.
Ingredientes:
150g de arroz arbóreo
30g de alho
30g de alho poro
30g de pimenta doce
1 tomilho
1 folha de louro fresca
100ml de vinho branco
30g de cebola
100ml de leite de coco
150 ml de azeite de oliva
1 coco verde in natura
Frutos do mar:
100g de lagostin
150g de camarão fresco
100g de mexilhões
Caldo de legumes/azeite de ervas/finalização:
1 nabo
500g de cenoura
500g de cebola
1 tomilho
1 alecrim
500ml azeite de oliva
300g de pimenta rosa
Modo de preparo:
Em uma panela, aquecer o azeite e refogar o alho, o alho poró, a cebola, a pimenta doce, a pimenta dedo de moça e o tomilho. Acrescentar o arroz e deixar fritar por alguns minutos. Em seguida, acrescentar o vinho branco e deixar reduzir por 3 minutos.
Coloque o caldo de legumes e continue a mexer até atingir cremosidade.
Em paralelo, grelhar o lagostim e os mexilhões com azeite, cebola e azeite de ervas e, logo em seguida, flambar com vinho branco (reservar).
Quando atingir o ponto desejado do risoto, acrescentar os camarões devidamente temperados e, após três minutos, juntar os lagostins e mexilhões.
Monte os pratos e sirva.