Viver é interagir. Desde o nascimento o homem interage com seu ambiente através dos mais variados comportamentos. Os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas resultam do que chamamos de aprendizagem ou aprendizado.
Aprender é uma característica intrínseca do ser humano, essencial para sua sobrevivência. Alguém aprende quando adquire atitudes, habilidades, conhecimentos, competências para se adaptar a novas situações para resolver problemas, para realizar tarefas diárias importantes para a sobrevivência e implementar estratégias em busca de saúde, realização pessoal e em sociedade, de melhor qualidade de vida, enfim, enfim, em busca de viver bem e em paz.
A educação visa ao desenvolvimento de novos comportamentos num indivíduo, proporcionando-lhe recursos que lhe permitam transformar sua prática e o mundo em que vivo. Aprendemos o que é fácil e útil para a nossa sobrevivência ou que nos proporciona prazer.
Educar é termos oportunidades e orientação para a aprendizagem, aquisição de novos comportamentos. Aprendizagem, por sua vez, requer várias funções mentais como atenção, memória, percepção, emoção, função executiva, entre outros. E, portanto, depende do cérebro.
Sistema Nervoso (SN), por meio de seu integrante mais complexo, o cérebro, recebe e processa os estímulos ambientais e elabora respostas adaptativas. A evolução nos garantiu um cérebro capaz de aprender, para garantir nosso bem-estar e sobrevivência e não para ter sucesso na escola. A menos que o bom desempenho escolar signifique esse bem-estar e sobrevivência do indivíduo.
Na escola o aluno aprende o que é significativo e relevante para o contexto atual e sua vida. Funções relacionadas à cognição e às emoções, presentes no cotidiano e nas relações sociais, como sentir e perceber, gostar e rir dormir e comer, falar e se movimentar, compreender e calcular, ter atenção, lembrar e esquecer, planejar, julgar e decidir, ajudar, pensar, imaginar, se emocionar, são comportamentos que dependem do funcionamento do cérebro. Educar e aprender também!
Portanto, o cérebro é o órgão da aprendizagem. As estratégias pedagógicas utilizadas por educadores durante o processo de aprendizagem são estímulos que produzem a reorganização do Sistema Nervoso (SN) em desenvolvimento, resultando em mudanças comportamentais.
amanhecer.