Lambidas, latidos, miados, ronronados, festinhas, amor incondicional e todas as demais qualidades dos cães e dos gatos que alegram a vida de seus donos. Para os que amam é impossível imaginar a vida sem eles: AmiCão e AmiCat. Eles se tornaram tão membro da família que receberam espaços em restaurantes, shoppings, parques e agora até em estúdios fotográficos e nos álbuns de fotografias.
Sim, é isso mesmo!!! Eles agora viraram estrelas! Tem um book só para eles e quem sabe, com sorte, o dono faz uma participação como coadjuvante. Estamos falando do Pet Book.
Não bastam lambidas, miados, ronronado, festinhas, amor incondicional… quem ama quer mais e mais, quer ETERNIZAR seu AMICÃO e seu AMICAT numa página de um fotolivro ou em algum objeto que use diariamente e possa olhar quando seu bichinho não pode estar ao seu lado.
O Pet Book vem ganhando mais adeptos a cada dia e muitos fotógrafos estão se especializando nesta área, mas não basta ser apenas bom atrás das lentes, tem que ser bom com os PELUDOS também.
A veterinária (UFRRJ) e Fotógrafa (ateliê da Imagem) Nane Newton, do Studio nanenewton.com, especializada também em fotografar animais, me concedeu uma mini entrevista para entendermos um pouco como funciona esse mercado:
Luciana Estefanio: A ideia de fotografar somente animais surgiu de primeira?
Nane Newton: Sou médica veterinária de formação, e a fotografia foi hobby por alguns anos até que resolvi me profissionalizar. O amor pelos animais e tudo que cerca a relação deles com seus donos sempre me encantou. Fotografar animais é algo que está no sangue, no coração.
Ao fotografar um Pet você prefere fotografá-lo no seu estúdio ou no local onde ele está acostumado como um parque ou sua própria casa?
Tenho um estúdio portátil que posso levar para a casa do cliente e montá-lo. Mas se puder escolher, proponho um passeio no parque, onde as crianças e os cães sempre são mais felizes e podem brincar. Busco o natural, a espontaneidade e momentos da rotina que os donos terão prazer de lembrar daqui a alguns anos.
Como faz para o animal ficar a vontade ao ser clicado ( na frente das lentes fotográficas)?
Assim como acontece com os bebês, acredito que nossa energia influencia a energias dos pets. Muito importante dar a eles o tempo de reconhecimento de território em caso de estarem em ambiente estranho. Eu sempre peço aos donos que façam atividades com o cão antes do ensaio, para que gaste energia e chegue relaxado para a sessão.
Atualmente, está sendo grande a procura por fotografar as famílias e seus pets conjuntamente?
Sim, muitos clientes apaixonados por seus animais acabam me escolhendo para registrar momentos importantes, como a chegada de um novo bebê, quando descobrem que sou veterinária. Tenho um prazer enorme em incluir os filhos peludos nos meus ensaios.
Muito bom mesmo é poder tê-los em todos os momentos de nossas vidas. Depois de saber disso tudo, que tal preparar o visual do seu amiCão ou amiCat para uma sessão de flashes?
Bons cliques!