Matérias e Colunas

Alzheimer além do diagnóstico: Dra. Roberta França lança livro sobre os desafios de pacientes e familiares

Publicada pela Editora Imulheres, 1ª editora carioca exclusiva de literatura feita por mulheres, a obra reúne mais de 20 anos de experiência clínica e aborda o impacto emocional da doença, a sobrecarga dos cuidadores e os desafios cotidianos das famílias.

Lançamento acontece em 27 de outubro, no Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro. O diagnóstico de Alzheimer vai além da perda de memória: transforma relações familiares, altera rotinas e impõe desafios a pacientes e cuidadores. Essa realidade é abordada pela Dra. Roberta França no livro “O Alzheimer chegou aqui — Uma jornada sem manual entre o amor, a dor e tudo onque não sabemos nomear,” publicado pela Editora Imulheres, com lançamento em 27 de outubro, das 18h às 20h, na Livraria Leitura, no Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro.

Com mais de 20 anos de experiência clínica, a médica reúne relatos e orientações sobre o impacto
emocional do diagnóstico, as mudanças de comportamento, a perda de autonomia e a sobrecarga dos cuidadores. Em 11 capítulos, a obra também apresenta desafios práticos do cuidado diário e destaca a importância do acolhimento familiar.

“O diagnóstico é do paciente. Mas a doença… atravessa a todos”, afirma a autora, sintetizando a abordagem humana da publicação.

O livro conta ainda com introdução de Níkolas Chaves Nascimento, conhecido como “Personal dos
Avós”, que destaca a importância do cuidado integrado e da preservação da autonomia dos idosos.

Mais do que informar sobre a doença, a obra busca oferecer compreensão, orientação e acolhimento às famílias que convivem com o Alzheimer.

Serviço

Lançamento literário

Livro: O Alzheimer Chegou Aqui — Uma jornada sem manual entre o amor, a dor e tudo o que não
sabemos nomear

Autora: Dra. Roberta França

Editora Imulheres

Data: 27 de outubro de 2026 – 18h às 20h

Local: Livraria Leitura — Shopping Tijuca

Endereço: Avenida Maracanã, 987 — Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Valor do livro: R$ 63,90

Informações editoriais:
Editora Imulheres

Instagram: @editoraimulheres

E-mail: editora@imulheres.com.br

Alzheimer

Siga: @suaredeutilita

* Clique aqui e leia outras notícias!

Compartilhe esse artigo!

Publicidade

Publicações recentes

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!