Evento é voltado para educadores e gestores, com o propósito de discutir práticas inovadoras na Educação Infantil e vivências inspiradas em metodologia reconhecida mundialmente
A MiniMe Educação Infantil recebe no dia 30 de maio, a nova edição do encontro “RedSOLARE em Diálogos com Reggio Emilia” na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. A iniciativa realizada em parceria com a RedSOLARE – associação internacional dedicada à difusão da abordagem educacional de Reggio Emilia – é voltada para a formação de educadores, gestores e interessados em práticas inovadoras na Educação Infantil.
A programação contará com a presença de Rosa Bertholini, presidente da RedSOLARE Brasil, que abordará o panorama histórico e os fundamentos da abordagem internacional de educação. Já a equipe da MiniMe Educação Infantil, escola anfitriã, compartilhará o projeto desenvolvido em sua prática pedagógica, conectando teoria e cotidiano escolar.
Laila Mendes, diretora administrativa da MiniMe Educação Infantil, explica que ser uma escola inspirada na abordagem de Reggio Emilia significa entender que a Primeira Infância é a fase do ser humano com maior potencial de aprendizado. “É entender que existe uma neuroplasticidade neste momento de vida que cria uma janela de oportunidade de desenvolvimento única e que faz a Educação Infantil ser o período de maior importância na vida escolar de uma pessoa”.
Experiência prática e formação continuada
A reunião também promove um espaço de troca, formação e aprofundamento sobre uma das abordagens pedagógicas mais reconhecidas no mundo. Criada nas escolas municipais da cidade italiana de Reggio Emilia no pós-Segunda Guerra Mundial, a abordagem se consolidou como referência internacional por valorizar a escuta das crianças, o protagonismo infantil e a construção coletiva do conhecimento.
Entre seus principais pilares estão o papel do educador como pesquisador e a importância dos espaços educativos como “terceiro educador”, incentivando experiências que vão além do ensino tradicional.
Como forma de aprofundar a vivência, o evento realizado na MiniMe também oferece, no período da tarde, uma prática de ateliê voltada à experimentação de materiais e processos criativos. Os participantes poderão escolher entre dois percursos formativos: “Suportes e Riscadores | Experiências gráficas” e “Retratos, autorretratos e identidades”.
A proposta é proporcionar uma imersão nos princípios da abordagem, estimulando o olhar investigativo e sensível dos educadores. Além das atividades formativas, o encontro contará com uma feira de livros com publicações da Reggio Children traduzidas para o português, ampliando o acesso a conteúdos de referência sobre a abordagem. O evento reforça o compromisso da RedSOLARE em promover a formação continuada de profissionais da educação e fortalecer redes de diálogo entre escolas e especialistas.
Serviço
Data: 30 de maio
Horário: Manhã: 8h às 13h e tarde (prática de ateliê): 14h30 às 17h30
Local: MiniMe Educação Infantil – Av. das Américas, 3.434 – Bloco 8 – Centro de Convenções do Condomínio Mário Henrique Simonsen, Barra da Tijuca – RJ
Inscrições: clique aqui!

























