A Cia teatral Renovarte foi fundada em 2000, quando estreou a peça “Há 2000 anos” no teatro João Caetano. Surgiu quando atores e amantes da arte espírita/espiritualista e afins juntaram-se para levar aos palcos peças com este cunho específico, ou seja, arte transcendental.
O que é transcendental? Segundo o Dicionário Aurélio, Transcendental é tudo aquilo que ultrapassa os limites da experiência; metafísico; algo que supõe-se a intervenção de um princípio que lhe é superior; que transcende do sujeito para algo fora dele; que se eleva além de um limite ou de um nível dado; que ultrapassa a nossa capacidade de conhecer. Portanto, transcendental vai muito além da matéria, diz respeito a espiritualidade dos indivíduos.
Nosso objetivo não é o de fazer proselitismo, mas o de informar e participar deste grande movimento da arte transcendental que abrange peças de teatro variadas, músicas e até mesmo filmes norte-americanos (Ghost, Amor além da vida, O sexto sentido e etc).
SINOPSE
Públio Lentulus, orgulhoso senador romano, que é enviado à Palestina como emissário do imperador Tibério e que tem a oportunidade de presenciar e participar do nascimento do Cristianismo, em uma das épocas mais turbulentas da História do mundo. Conheceu pessoalmente Jesus, participando de sua condenação junto a Pilatos.
É centrada na história do senador e de sua esposa Lívia, uma apaixonada pelos ensinos de amor e fraternidade, o que os afasta no seio do proprio lar.
O espetáculo é um verdadeiro resumo de importantes acontecimentos do primeiro século da nossa era: o governo de Tibério e Nero, a revolta judaica que arrasou Jerusalém e a destruição de Pompeia pelo vulcão Vesúvio.
O espetáculo revive a cores vivas um passado grandioso, quando da dominação romana no mundo antigo, através de pesquisa realizada pelo diretor e historiador Caíque Assunção. Os figurinos reproduzem a indumentária da época, bem como estandartes, armas e objetos variados.
RELEASE
Aborda a diversidade da história da “humanidade”, da política, da relação humana e seus propósitos em conhecimento e questionamentos diante da fé religiosa. O Espelho convexo do homem moderno, visando à análise da perda de um ser sem sonhos, sem ilusões e utopias de vida. Busca assim contribuir na reflexão do poder que a fé possuiu sobre nossa forma de estabelecer a vida, nas rotulações feitas a todo tempo pelos meios de comunicações e por nós mesmos, quando um membro não se encaixa a esse padrão de sociedade
A peça propõe o diálogo, os questionamentos, os medos, a fé, o conhecimento, a poesia e a crítica ao estilo de vida a partir do distanciamento da vida comum pré-estabelecida pela sociedade, onde ambiciona contribuir diretamente para a autoanálise de si, do eu com os feitos da história de outros.
FICHA TÉCNICA
Adaptação e Direção:
Caíque Assunção
Elenco:
Caíque Assunção
Ingrid Borges
Bárbara Ós
Joe Ribeiro
André Marçal
Dario Ralm
Haroldo Mendonça
Natasha Hoffemann
Mário Cardona Jr.
Leonardo Xavier
Lina Sholna
Aissa Zaar
Wesley Cabral
Iluminação:
Dasio Castro
Multimídia:
Priscilla Lanter
Marketing
Soama Almeida
Duração do espetáculo:
90 minutos
Classificação:
12 anos
DIVULGAÇÃO
• Inserções na mídia local:
Envio de releases e fotos para emissoras de rádio, tv, jornais e sites de internet jornalísticos e de entretenimento, buscando a obtenção de mídia espontânea sem custo publicitário;
• Material Impresso:
– Colagem de Cartazes, em espaços culturais, centros espíritas em todo o município do Rio de Janeiro e Grande Rio , faculdades e locais de grande circulação de pessoas;
– Distribuição de 10.000 flayers nos centros espíritas em todo o municipio do Rio de Janeiro e Grande Rio, centros culturais e próximo aos local da apresentação;
• Ações de marketing:
– Distribuição de programas da peça;
– Intervenções de personagem em eventos espíritas e espaços públicos de grande circulação;
* Redes Sociais e internet:
– Criação de evento no facebook;
– Postagem de vídeos com chamadas das apresentações gravadas pelos atores;
– Post patrocinado nas redes sociais;
– Parceria com grupos de formação de plateia: