Colégio Nossa Senhora da Ressurreição mantém valores católicos

29e9d804-6cd0-425d-86e3-a1f061d89a37
Foto: Rita de Cássia Costa

 

O Colégio Nossa Senhora da Ressurreição, fundado pela Congregação das Irmãs da Ressurreição há quase 18 anos no Recreio, continua sendo um dos principais colégios da região. Através de um projeto pedagógico que preza pelos valores, o colégio é receptivo e aberto às ações de cunho social na comunidade, estimulando a cidadania desde cedo em seus alunos. Hoje recebendo estudantes de 2 a 18 anos, o Nossa Senhora da Ressurreição promete boa estrutura e qualidade de ensino, da educação infantil ao ensino médio.

Conversamos com Denise Espinola, atual diretora da escola, para conhecer a política pedagógica do colégio e as atividades oferecidas. Confira:

Há quanto tempo você está na escola?

Desde sua inauguração. Comecei aqui como professora; há 4 anos, como vice-diretora; e, nesse ano, estou como diretora.

Muitas escolas, apesar de terem nomes católicos, não vivem os valores da religião. Como acontece aqui?

A escola foi fundada pela Congregação das Irmãs da Ressurreição e, assim como as outras 13 escolas da Associação Assistencial Promocional e Educacional Ressurreição (APER), somos uma escola católica.

Como é a relação dos alunos não católicos com essa realidade da escola?

Acolhemos a todas as crenças. Dessa forma, há um respeito mútuo entre o aluno e a escola. Rezamos sempre em uma intenção geral; quando fazemos orações como a Ave-Maria, os alunos que não querem não serão obrigados a rezá-la.

Os colégios católicos são conhecidos pelas ações que promovem. O que o Nossa Senhora da Ressurreição trabalha com os alunos?

Gostamos de trabalhar a cidadania com eles, mostrar que é importante cuidar do meio ambiente e ser uma pessoa atuante. Por isso, todo ano realizamos feiras que trazem um trabalho temático. Por exemplo, esse ano trabalhamos com o tema “A vida pede uma atitude: a sua” atrelada ao tema da campanha da fraternidade, e eles nos apresentaram diferentes interpretações e ramificações dessa temática, foi ótimo. Além disso, durante o ano sempre existem em nossos calendários ações especiais que mobilizam a escola inteira. Em uma das nossas provas das Olimpíadas, os alunos precisaram recolher doações para os refugiados, temos um engajamento muito grande da parte deles. Tentamos ensinar a não dar aquilo que eles não querem mais, mas compartilhar com o outro.

Qual é a faixa etária dos alunos?

De 2 a 18 anos.

Como os alunos podem ingressar no colégio? Há algum processo seletivo?

Não temos nenhum processo seletivo, não gostamos dessa ideia de valorar o aluno. Mas respeitamos documentação e idade, claro. Recebemos os alunos e vamos construindo vínculos com a família e com ele.

 

A escola fica na Av. Gilka Machado, 1480. Para entrar em contato, basta ligar para (21) 2490-1492 ou (21) 2490-2828.

 

Compartilhe esse artigo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!