A atriz Ângela Leal tem mais de 40 anos dedicados à teledramaturgia. Em 1989, herdou da família o Teatro Rival, no Centro do Rio, onde também trabalha desde então. Mesmo se recuperando de duas cirurgias, devido à artrose, ela se dedica totalmente à tarefa de dar vida à protagonista do remake “Dona Xepa”, trama que está sendo exibida pela Rede Record.
Mãe da também atriz Leandra Leal, Ângela já fez muitas participações marcantes na TV, como a Suely, de “Água Viva”, a Odete, de “Roque Santeiro” e a Maria Bruaca, de “Pantanal”. Confira a entrevista:
Utilità: Há quanto tempo mora no Recreio?
Ângela Leal: Há sete meses, mas frequento o bairro desde a época que Dias Gomes e Janete Clair tinham casa aqui, há uns 35 anos.
Utilità: Do que mais gosta no bairro?
Ângela Leal: Adoro a Praia do Pontal e adorei quando o Tim Maia criou a música “Do Leme ao Pontal”, porque houve valorização do lugar.
tilità: O que costuma fazer nas horas vagas?
Ângela Leal: Gosto de caminhar na orla, admirar as ondas e ver as pessoas surfando. Adoro o Terreirão, onde às vezes vou para fazer umas comprinhas. Lembra-me muito a Rua da Alfândega.
Utilità: Tem algum cantinho preferido na região?
Ângela Leal: Sem dúvida, a praia. É um ótimo lugar para relaxar.
Utilità: O que falta para o bairro ser melhor?
Ângela Leal: O Recreio está ótimo. Precisa manter as características. A farmácia, a padaria… É muito bom fazer tudo a pé.
Utilità: Você enxerga semelhanças da personagem Dona Xepa com a vida real?
Ângela Leal: Uma grande semelhança é a de ser guerreira. A Xepa é a cara da mulher brasileira, tem que lutar pelos filhos e pela casa. Mais de 40% das mulheres são as chefes do lar.
Utilità: Como é ser protagonista aos 66 anos de idade?
Ângela Leal: Não tem mais o mesmo peso. Aos 20, 30, ficamos agitadas. A essa altura, receber uma protagonista acontece com mais serenidade. Encaro com a responsabilidade de um evento, sem a vaidade de querer brilhar. A minha profissão é o que mais amo, retornar como protagonista e homenageando a mulher brasileira é um presente e tenho de fazer bem feito.
Utilità: Costuma interagir com fãs nas redes sociais? Quais?
Ângela Leal: Antes da Xepa, sim. Quando posso dou uma curtida, uma olhadinha (risos). Tudo que está acontecendo devemos às redes sociais. As pessoas perderam a vontade de se reunir, e na rede social vemos de tudo. Meu twitter é: (@angleal).
Utilità: Existe algum personagem que ainda não teve oportunidade de interpretar? Qual?
Ângela Leal: “Maldef”, de Shakespeare.
Utilità: Você aconselha Leandra Leal? Conversam sobre trabalho?
Ângela Leal: Antigamente, eu a aconselhava mais. Hoje é uma troca, ela já tem estofo para isso, tornou-se uma bela atriz.
Utilità: A televisão ainda a seduz?
Ângela Leal: A televisão é um veículo muito tranquilo para o meu exercício de atriz.
Utilità: Consegue se dedicar ao Teatro Rival, estando nesta verdadeira maratona de gravações da novela? Como faz para conciliar o trabalho?
Ângela Leal: Minha vida está um sacerdócio, meu teatro está nas mãos da minha equipe. Estou me dedicando exclusamente à novela, decorando textos e mais textos. Sendo protagonista nessa idade, tenho que dar o exemplo.
Utilità: O diferencial da Utilità é…
Ângela Leal: É uma ótima fonte de informação. É o painel do bairro.
Elaporela
Signo: sagitário
Maior qualidade: generosidade
Maior defeito: insistência
Prato preferido: o que atualmente me faz bem
Um ídolo: prefiro homens de coragem. Nélson Mandela.
Um sonho: ter uma vida tranquila e netos