Luigi Baricelli acumula mais de 25 trabalhos na televisão, entre seriados e novelas, como em ‘Malhação’, ‘Deus nos Acuda’ e ‘Sítio do Picapau Amarelo’. Além da notável performance na telinha, Luigi tem outra paixão: jogar tênis. Recentemente, inclusive, foi campeão amador de duplas do US Open, em Nova York. Confira a entrevista.
Utilità: Há quanto tempo você mora na Barra? Por que escolheu o bairro?
Luigi Baricelli: Estou há nove anos aqui. Escolhi por ser perto do Projac, pela qualidade de vida diferente da Zona Sul. Lá você faz muita coisa a pé. Aqui você tem mais espaço, respira muito mais. Quem gosta de badalação vai para a Zona Sul, quem gosta de sossego, vem para a Barra. Essa coisa do espaço é muito importante para mim. O bairro está muito bem assistido, os melhores restaurantes estão aqui. Você tem tudo aqui na Barra.
Utilità: Qual a importância da prática esportiva no seu dia-a-dia?
Luigi Baricelli: O tênis me dá prazer, mas para poder jogar tenho que ter uma preparação física, tenho que ir para a academia fazer reforço muscular, alongamento, spinning. Estou fazendo essa preparação na academia, estou melhorando minha saúde, minha performance e estou até emagrecendo. Estou mais feliz, o tênis me traz felicidade.
Utilità: Qual papel foi mais marcante na sua carreira?
Luigi Baricelli: Jesus Cristo, fazer no cinema não tem outro personagem. Foi o maior de todos que eu poderia ter feito.
Utilità: Como foi participar de ‘Insensato Coração’?
Luigi Baricelli: Foi bacana, papel super responsável de um pai de família, pessoa bacana. É gostoso participar de uma novela que fez sucesso.
Utilità: Que conselho você pode dar a quem pretende seguir a carreira de ator/atriz?
Luigi Baricelli: Em todas as carreiras é preciso dedicação. Se você não treina, você não joga. Se você não desenvolve, você não joga. Tem que ter dedicação, buscar cada detalhe, a cada momento. Na escola, os alunos não vão gostar do professor de Matemática que não se dedica. Tudo é uma conquista na vida da gente. Aí gera a energia da vida. Um dia a gente vai morrer, ninguém leva nada daqui, o que temos que levar são nossas experiências. Os erros fazem parte, se você tiver medo de errar, você não vai para frente. E é importante você enxergar os seus erros e aprender com eles.
Utilità: Teatro, TV ou cinema? Por quê?
Luigi Baricelli: Tênis (risos). Sou ator por acidente, na verdade sou tenista (risos). E estou treinando para ganhar o US Open 2012. Essa é minha novela, meu drama para 2012.
Utilità: Qual o maior motivo de orgulho em sua carreira?
Luigi Baricelli: Meu orgulho é conseguir compreender o que significa o trabalho do ator, do apresentador. Entender o universo da televisão e ter levado de uma maneira muito simples. Não acredito que a fama signifique alguma coisa, é consequência. Tanto o sucesso como o fracasso são consequências. O sucesso pode cegar, como o fracasso, os dois acertam diretamente no olho. Você pode perder o rumo. Se não encarar de uma maneira natural, você acaba se deslumbrando. Tenho orgulho de ter uma base familiar muito grande, tenho pais presentes o tempo todo. Esse é um processo de que me orgulho.