Um apaixonado pela Barra. Talvez este adjetivo se encaixe com o empresário Jorge Duro, que vive no bairro desde 1989 e escolheu o local também para trabalhar. Naquela época, era tudo diferente de hoje, mesmo assim, ele decidiu apostar todas as suas fichas na região em busca da qualidade de vida. Hoje, passados mais de 25 anos, acredita que o lugar pode ir ainda mais longe.
– Desde de que conheci a Barra, sempre acreditei que o futuro do Rio de Janeiro estaria aqui. Continuo acreditando que ainda seremos a referência do Rio para o Brasil e o mundo – comenta ele.
Trabalhar na Barra em busca de qualidade de vida
Nos idos dos anos 90, Jorge era um executivo de uma multinacional, mas queria qualidade de vida. Por isso, abriu a sua empresa, a Mercadata Selling Institute, no Edifício Avenida Central, Centro do Rio, e levava horas para chegar ao trabalho. O tal objetivo ainda não tinha sido alcançado plenamente, quando uniu a força com a coragem e mudou seu escritório para pertinho de casa.
– Em 2001, decidi mudar o escritório para o Marapendi Shopping, na Barra, para poder ir a pé para o trabalho e tirar uma sesta depois do almoço. A qualidade de vida para quem mora e trabalha na Barra é de primeiro mundo. Lamentavelmente, a distância do Centro do Rio e a falta de transporte público coletivo de excelência fazem com que os moradores do bairro sofram muito – conta ele.
Um ponto que também pode entrar na conta da tal qualidade de vida tão desejada é trabalhar com quem tem afinidade e no caso de Jorge Duro não teve pessoa mais indicada: o seu filho Thiago.
– Meu filho também é sócio da Mercadata e ele me surpreende a cada dia positivamente. Ele supre uma série de lacunas que eu não tenho e me sinto muito feliz quando ele reconhece que está aprendendo algo – se admira ele.
Projetos para sua empresa
O fato de morar na Barra e trabalhar perto de casa não acomodou Jorge Duro, mesmo alcançando a qualidade de vida que tanto queria. Ao contrário, o dono da Mercadata quer fazer o seu negócio caminhar ainda mais longe e está cheio de projetos para a sua empresa.
– Tenho planos de estabelecer a Mercadata Selling Institute para formar profissionais de vendas, utilizando o modelo semipresencial e com uso de tecnologia da informação. Estamos procurando investidores no momento para este empreendimento – comenta ele.
Como pensar em planos em meio à crise econômica que o país vive? Para o empresário, 2015 não é assustador, ao contrário, é um ano de desafios e só vai dominar o mercado quem estiver preparado. Ele se mostra otimista frente ao cenário atual brasileiro e ainda dá um conselho.
– É hora de investir no futuro e não se apavorar com o curto prazo. Nosso país é grande e muito rico. O futuro dele para nossos filhos e netos depende exclusivamente de cada um de nós, fazendo nossa parte. Na crise, tire a letra “S”: crie!