Matérias e Colunas

Categoria:

Recreio 60 anos: O Recreio do Abílio

Abílio

O empresário Abílio Augusto de Abreu – o seu Abílio do posto, como é conhecido por todos – nasceu em Portugal e veio para o Brasil aos 16 anos de idade. Hoje, as vésperas de completar 80 anos (no dia 2 de setembro), ele é sócio-proprietário do Posto Shell, no Recreio. Neste depoimento ele relembra o passado e fala sobre seu amor pelo bairro.

“Eu moro no Recreio há seis anos, mas trabalho aqui há 33, desde os tempos em que era dono do Posto Texaco. Em razão de minha idade avançada, optei por ficar mais próximo de meus filhos, que também moram aqui.

Quando conheci o Recreio, o bairro não tinha nada, nem asfalto. Precisava-se ir à Barra para fazer tudo; somente lá havia bancos. O comércio do bairro era fundamentalmente composto pelo meu Texaco e pelo mercado Rua`s. Aliás, o posto foi muito marcante para mim. Dediquei grande parte de minha vida profissional a ele. Antes disso, fui motorista de taxi.

Com o passar dos anos, houve o aumento de trânsito no Recreio, o crescimento do comércio, o asfaltamento e o crescimento do fluxo de pessoas. Hoje tudo é muito movimentado.

O que eu mais gosto no Recreio é, sem dúvida, do clima e da praia. Mas acho que a segurança precisa melhorar muito. No Recreio e no Rio de Janeiro.

Gosto de me lembrar do Recreio antigo, mas prefiro o atual. E um fato marcante que eu gostaria de destacar é a construção recente da Igreja Nossa Senhora de Fátima, réplica idêntica à de Portugal.

Não há lugar no mundo melhor que o Recreio. Aqui, vive-se bem, trabalha-se bem. O comerciante não tem do que reclamar.”

Abílio Augusto de Abreu

A Utilità também quer conhecer sua história! Mande seu depoimento para redator@utilitaonline.com.br. Ela poderá ser publicada aqui no portal. Participe!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!