No dia 1º de setembro, médicos da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro (SRRJ) e da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), juntamente com associações de pacientes e profissionais de saúde estarão mobilizados pela campanha nacional de conscientização e prevenção das doenças reumáticas.
O objetivo é estimular o diagnóstico e o tratamento precoce das doenças, alertando sobre os sintomas e esclarecendo dúvidas da população. A ação é gratuita e aberta a toda população.
São doenças crônicas inflamatórias, raras e autoimunes, que acometem pessoas de todas as idades.
“As doenças reumáticas não têm cura, mas têm controle e tratamentos. Por isso, são importantes o diagnóstico precoce e a avaliação correta com o médico reumatologista, alerta o especialista Dr. Marco Antônio Rocha Loures, presidente da SBR.
Para a presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro (SRRJ), Carla Dionello, as campanhas de conscientização são fundamentais tanto para a população quanto para outros profissionais de saúde que poderão auxiliar para a descoberta precoce dessas doenças.
“Diante de um quadro de dor nas articulações ou inchaço, procure um reumatologista, isso faz toda diferença, pois são doenças tratáveis e podem ser controladas”, orienta a especialista.
Doenças mais frequentes
A osteoartrite ou artrose, de acordo com a SBR, é a doença reumática mais frequente no país, representando cerca de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia.
Já a artrite reumatoide, doença de natureza inflamatória, crônica e progressiva, acomete cerca de dois milhões de pessoas no Brasil. A dor nas costas ou lombalgia é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa de suas vidas. Muitas das doenças reumáticas são controladas com uma intervenção precoce, reduzindo os sintomas e diminuindo a progressão.
Durante a campanha, os especialistas estarão em contato direto com a população esclarecendo dúvidas em relação a doenças reumáticas como Artrite Reumatoide, Fibromialgia, Osteoporose, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Gota, Febre Reumática, Vasculites, Doença de Sjögren, Doença de Behçet, Esclerose Sistêmica (ES) e outras. Cada doença tem sua característica.
Ocorrerão eventos simultâneos em São Paulo, Florianópolis (SC), Brasília (DF), Maceió (AL), Cáceres e Rondonópolis (MT), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Araguaína (TO), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Rio Branco (AC), São Luis (MA).
Para mais informações sobre a Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro, visite o site ou o Instagram.