Como seria o desafio para adultos com síndrome de Down, vivendo 4 dias em uma casa sozinhos, longe dos pais, e cercados por provas e dinâmicas que desafiassem suas condições físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais? Esta é a proposta da Expedição 21- experiência de imersão, numa espécie de reality show, criada pelo Educador Social Alex Duarte, e que chega na sua segunda edição, no Rio de Janeiro, de 25 a 28 de maio.
A nova edição contará com a participação especial da atriz Carla Diaz que, além de interagir com os participantes, deve anunciar, ao fim do reality, o grande vencedor da edição.
O QUE É – O experimento é uma experiência inovadora, fora do ambiente familiar e da rotina dos jovens, onde simula uma sociedade inclusiva, que aposta, autoriza e foca nas potencialidades dos participantes, independentemente de suas condições. Durante quatro dias, eles precisam tomar suas próprias decisões, resolver conflitos, criar estratégias de jogo, ter pensamento crítico, lidar com a convivência e principalmente ser responsável por si e pelo outro.
Um momento único e desafiador para viver a fase adulta com autonomia e responsabilidades.
MENTORES – As aulas da Expedição 21 são conduzidas pelo Educador Social Alex Duarte, que trabalha desde os desafios e responsabilidades da iniciação à vida adulta até a tomada de decisão. Além disso, a Expedição recebe a visita de vários mentores que desenvolvem oficinas e dinâmicas em diversas esferas.
Este ano, estão confirmados o Neuro Cientista Fernando Gomes (que vai trabalhar funções executivas), a especialista em Comportamento Humano Tânia Zambon (autoestima e reconhecimento) e a fundadora da Educação Especial, Lidieri Barros (comunicação alternativa e sistema monetário). Também haverá uma oficina sobre sexualidade com a terapeuta Nancy Pereira e participação especial da atriz Carla Diaz.
SELETIVA- Mais de 500 adultos com síndrome de Down se inscreveram em 2018 para concorrer as 21 vagas. Através da gravação de um vídeo, cada inscrito precisou defender e argumentar o porquê merecia ser escolhido. Em março deste ano, foi realizado no Rio de Janeiro, a seletiva presencial, que contou com uma turma de jurados formado por professores, artistas e influenciadores do movimento inclusivo. Eles tiveram a difícil missão de escolher os participantes, avaliando a singularidade de cada inscrito, não os favorecendo em decorrência de suas habilidades.
Um dos requisitos da seleção foi a demonstração de um desejo verdadeiro por estar na casa e originalidade na gravação do vídeo. A seleção também obedeceu ao critério da pluralidade das regiões, ou seja, selecionando participantes inscritos de todos as regiões do Brasil.
PRIMEIRA EDIÇÃO- A primeira edição realizada em 2018, teve resultados surpreendentes, como a conquista da moradia independente pelo escritor Vinicius Streda. O experimento será transformado em objeto de pesquisa científica, liderado pelo cientista Dr Fernando Gomes e sua equipe juntamente com a neurocientista Marilene Silva.
O objetivo é comprovar como um ambiente positivo é capaz de melhorar a estima de pessoas com deficiência intelectual e potencializar sua autonomia. O experimento também vai ser transformado em um DOC série, dirigido por Teresa Lampreia e Bia Oliveira. O roteiro é de Lalo Homirch. A primeira edição virou um documentário, premiado em Hollywood e hoje disponível na Amazon.
A falta de oportunidades adequadas às dificuldades encontradas em cada marco do desenvolvimento humano, associada a um ambiente pouco desafiador e de superproteção, podem ocasionar na ausência de autonomia que são essenciais para o desenvolvimento cognitivo de qualquer indivíduo.
Muitas vezes, a pessoa com deficiência intelectual, não consegue identificar o resultado de suas ações durante as experiências diárias devido a uma rotina de proteção e preconceitos. A Expedição 21 é uma experiência que nos mostra a influência do ambiente positivo no desenvolvimento de cada participante e as implicações no comportamento emocional para a construção da autonomia.
“Na contramão dos discursos que insistem em procurar explicações biológicas, catalogar sintomas e comportamento padrão, a Expedição 21 nos proporciona pensar que os limites estão nas situações culturais que nos envolvem e que muitas vezes atribuem a característica da deficiência o caráter da impossibilidade”, conclui Alex Duarte, criador da Expedição 21.
CONFIRA A LISTA DOS SELECIONADOS-
1- CAIO FREITAS- (SP)
2- CACAI BAUER (BA)
3- GABRIEL MACHADO- (PR)
4- GEORGIA BERGANTIN – (SP)
5- IVY FARIA (RJ)
6- JUSSARA BERNARDO (SC)
7- LAIS SOUZA- (BA)
8- LARISSA CERATTI (RS)
9- LUISA CAMARGOS- (MG)
10- MARCOS NASCIMENTO (MG)
11- MARIANA AMATO- (SP)
12- PEDRO AZEVEDO (RJ)
13- PEDRO RATTES (GO)
14- RAFAEL SLEIMAN (SP)
15- RAFAELA DELGADO- (GO)
16- SILVIO DA SILVA- (BA)
17- STEPHANIE BRAGANHOLO(PR)
18- STHEPHANY SANTOS (AM)
19- TATIANE MORAES (RJ)
20- VICTOR BENTO (PB)
21- VITÓRIA MESQUITA- (DF)