Após passado período caótico promovido pela Covid-19, o setor hoteleiro celebrou em 2022 o retorno positivo com a flexibilização graças às vacinas disponíveis atualmente. Agora, se prepara para as festas de fim de ano.
Durante o ano, os hotéis se estruturaram com reformas, treinamento e contratação de pessoal, justamente para atender a crescente demanda que ocorreu neste segundo semestre, tanto no turismo de lazer, mas também no turismo de negócios, que retornou a todo vapor junto à retomada da hotelaria.
As festas de final de ano já projetam um grande volume de reservas, até mesmo os hotéis esperam trabalhar com capacidade total, no preparo de festas temáticas para atrair clientes e assim fomentar a concorrência.
Este ano, o réveillon vai cair no final de semana e a ocupação média não deve subir tanto em comparação com o ano passado, uma vez que ainda será possível encontrar disponibilidade, como também, as procuras de última hora. Em decorrência disso, os hotéis estão revendo seu tarifário para atrair hóspedes com pacotes de 5 a 7 noites, incluindo experiências e ceias.
O setor projeta uma ocupação em torno de 90% nos finais de semana do natal e réveillon. Será sem dúvida um ano de consolidação do setor trazendo mais receitas para os hotéis.
* Artigo do colunista Marco Pessoa, especialista em Gestão de Eventos do Grupo HEL.