Matérias e Colunas

Categoria:

Hotéis se preparam para confraternizações de fim de ano

Com dois meses de antecedência, a Riotur lançou um edital para escolher a produtora que vai organizar o réveillon de Copacabana. Nele, está prevista a volta de atrações musicais, depois de dois anos em branco por causa do risco de aglomerações que favoreciam o contágio da Covid-19.

Serão pelo menos 11 horas de programação em três palcos na areia da praia. Com a flexibilização do Covid-19 pelo Brasil, nada melhor do que colocar em prática as festinhas e datas comemorativas que não puderam ser comemoradas nos últimos dois anos. Nesse sentido, organizar uma festa de fim de ano empresarial é uma ótima oportunidade para celebrar metas batidas, aprendizados, desenvolvimento e, claro, o encerramento de mais um ciclo.

Hotéis-recreio
Hotéis com espaços para eventos mais procurados no fim de ano já se encontram em muitos casos em lista de espera.

Ao longo deste ano, o setor hoteleiro tem enfrentado um grande desafio devido a alta demanda e reaquecimento do setor, pois já se observa um crescimento na ordem de 40% no número de reservas nos hotéis em relação ao ano passado. A perspectiva de retomada está alta e os números do mês de julho já refletem isso, com ocupação média elevada em 87%, semelhante ao que ocorreu em 2019.

Para esse setor, o desafio está na retomada de postos de trabalho e treinamento de mão de obra, necessários para atender a grande demanda de eventos e festas corporativas que vão ocorrer no último trimestre deste ano, uma vez que o impacto da pandemia, causou um êxodo de mão de obra momentâneo, tanto na hotelaria, quanto na rede de fornecedores que atendem as necessidades do segmento de eventos.

Já se vislumbra até uma demanda reprimida, tendo em vista que hotéis com espaços para eventos mais procurados no fim de ano já se encontram em muitos casos em lista de espera e muitos, inclusive, só podendo entregar eventos que normalmente seriam realizados ao longo de dezembro e que foram postergados para os meses de mês de janeiro e fevereiro em decorrência da indisponibilidade.

Isso demonstra, que certamente teremos um crescimento muito grande do setor, com ocupação média até superior ao observado antes da pandemia e com um cenário para 2023 bem promissor.

* Artigo publicado pelo colunista Marco Pessoa, especialista em Gestão de Eventos do Grupo HEL.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!