Recreio Shopping recebe Festival interativo Tesouros do Japão

O Recreio Shopping recebe o Festival interativo “Tesouros do Japão” durante o mês de agosto. O festival é um circuito completo pela cultura japonesa, desde as expressões mais clássicas, como a arte do período Jomon, até as contemporâneas, como o Mangá. A estrutura mescla natureza e tecnologia em ambientes temáticos que levam o público a uma fascinante viagem a terra do sol nascente. O evento é gratuito e aberto ao público a partir dessa sexta-feira, dia 5 até 31 de agosto.

Japão-recreio
De Templos ao Mangá, circuito proporciona aos visitantes um mergulho na cultura japonesa.

Entre as atrações, estão a maquete do templo de ouro Kinkakujin e do Castelo de Osaka, da época do Samurai Hideyoshi, a exibição da Arte Ukiyo-ê e um cenário instagramável incrível da famosa Onda de Kanagawa. Um dos pontos altos de “Tesouros” está na interatividade. De sexta-feira a domingo, o Festival oferece uma programação extra com apresentações, oficinas, gastronomia e muito mais.

“É realmente uma viagem pela história da amizade Brasil-Japão. Tivemos o cuidado de selecionar os ícones mais representativos da Cultura Japonesa e apresentá-los de forma atrativa para o público de todas as idades”, avalia Ana Brites, curadora da exposição.

O circuito

A mostra tem um percurso que se inicia pela linha da Arte Japonesa, desde o período Jomon até a Arte Contemporânea, com exemplares de cada período. A Exposição reúne diversos objetos vindos diretamente do Japão, réplicas que se encontram nos principais Museus. Desenvolvida pela Aloha Consultoria & Eventos, a exposição tem curadoria de Ana Brites, que criou, há 30 anos, o conceito Edutainment, educação através do entretenimento.

Ao chegar, o público é surpreendido com a famosa Boneca Japonesa Kokeshi com 1.80m, fazendo reverências. Também no local encontra-se uma bela ponte japonesa que apresenta um cenário típico onde o público poderá vestir quimonos e tirar fotos, guardando uma especial lembrança da sua viagem ao Japão. No jardim japonês, é possível contemplar as delicadas cerejeiras.

Uma área especial apresenta por meio de audiovisual mais de 300 espécies de cerejeiras existentes no Japão. Os japoneses comemoram a floração das espécies, que anuncia o início da primavera (haru) e o fim do inverno (Fuyu). Um costume chamado de Hanami.

Mais à frente, os visitantes encontram a réplica inspirada no Santuário Pagoda Chureito que fica próximo do Monte Fuji. A réplica tem 6 metros de altura.

Filmes sobre Samurais e uma imponente escultura do Samurai Arqueiro montado em um cavalo negro surpreendem o público que ainda conta com vitrines com os principais armamentos Samurais. Entre eles, a famosa espada katana. Videos informativos trazem diversas informações e curiosidades, ajudando o público a entender mais sobre o Código de Honra, o Bushidô.

Programação extra

De sexta-feira a domingo, o Festival oferece ainda uma programação paralela com apresentações de Taikô (Tambores Japoneses), Karatê e Aikidô Sumô. Estão previstas também Oficinas de Ikebana (Arte floral), Bonsai (Árvores plantadas em bandeja), Origami (Arte de Dobraduras de Papel), Mangá (Desenho japonês). As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo site recreioshopping.com.br/fique-por-dentro/festival-tesouros-do-japao com antecedência, pois as vagas são limitadas.

O Festival

O Festival interativo “Tesouros do Japão” é um evento produzido por meio do Incentivo Cultural do ISS RJ com o patrocínio da Transegur, Transegurtec, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Ele conta com o apoio institucional do Recreio Shopping, do ICBJ – Instituto Cultural Brasil Japão, da RENMEI – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro e da RIO NIKKEI – Associação Nikkei do RJ.

Festival Tesouros do Japão no Recreio Shopping
Data: 5 a 31 de agosto
Horário: Segunda a sábados das 10h às 22h. Domingos e feriados das 13h às 21h
Local: Recreio Shopping
Evento Gratuito
Mais informações: https://recreioshopping.com.br/

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!