Na quarta-feira, dia 27 de novembro, o Museu do Pontal realizou a sua última live de 2024, discutindo e desvendando aspectos da cultura popular brasileira.
Neste encontro Pontal, o tema foi o Carnaval das Águas
A tradicional festa que ocorre no Rio Tocantins e seus afluentes, nos municípios de Cametá e Mocajuba, no Estado do Pará.
Representantes de dois dos mais importantes cordões da região, Jadriel Alves, do Bambas da Folia, e Mestre Vital, artista e guardião do Última Hora, estiveram presentes, junto com a professora e pesquisadora Viviane Menna Barreto, criadora do projeto de extensão Cartografias Amazônicas.
A conversa foi mediada pelo diretor do Museu do Pontal, Lucas Van de Beuque.
O Carnaval das Águas é uma uma tradição centenária, que reúne mais de 30 grupos carnavalescos. Moradores ribeirinhos desfilam seus blocos e cordões de mascarados em pequenas embarcações pelas águas amazônicas.
O rio se transforma na grande avenida de desfiles e os grupos dançam em barcos enfeitados, como se fossem carros alegóricos.
O encontro, transmitido pelo canal da instituição no Youtube (@MuseudoPontalOficial), faz parte do programa Arte e Cultura Popular em Rede, com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
O Museu, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico e como patronos o BNDES, Itaú, Repsol Sinopec Brasil e a Ternium, além da Prefeitura do Rio.