Vários sommeliers já fizeram algumas relações entre vinho e Astrologia. A Astrologia se fundamenta em um paradigma que afirma que todas as coisas que existem no universo estão ligadas. Se todas as coisas estão conectadas entre si, a posição dos planetas num determinado momento de nascimento falará sobre essa vida, revelando seu propósito, seus talentos, suas motivações.Claro, que somos mais que um signo, somos únicos, como nossas experiências e história. Podemos ou não acreditar no horóscopo, mas em algum momento de nossas vidas, já pegamos o jornal e demos uma olhadinha no que os astros nos reservam para o dia.
Na coluna anterior, vimos a “personalidade” da uva Pinot Noir. Baseado nesses estudos, a coluna de agosto se une aos sommeliers e astrólogos para fazer mais uma relação entre signos e vinhos. Vamos usar para isso os 4 elementos do zodíaco: Fogo, Terra, Água e Ar.
Fogo: Áries, Leão e Sagitário
Coragem, poder, capacidade de agir e uma enorme paixão são as principais características das ditas chamas do fogo. São pessoas com dinâmica, que não têm medo do desconhecido, agem com muita naturalidade sob pressão ou com o desconhecido, são aventureiros e guerreiros, defendem aquilo que acreditam. Todas estas características fazem com que o elemento fogo seja um dos elementos mais fortes do zodíaco.
Ao pensar em vinhos com as características do “fogo”, o primeiro que vem a mente são os tintos elaborados da uva Cabernet Sauvignon, sua capacidade de adaptação, estrutura, elegância e bom envelhecimento são indiscutivelmente “a cara dos signos” do fogo. Em especial os Grands Crus Classés da margem esquerda de Bordeaux, onde a Cabernet Sauvignon é rainha. Os tintos da uva Malbec com sua cor profunda e taninos potentes também remetem as características do “fogo”.
Para os brancos, impossível ser outro que não os vinhos da uva Riesling. Considerada a melhor uva branca do mundo, produz tipicamente um vinho leve e frutado, de acidez vivaz, brilhante e aromático. Seus estilos vão do seco duro e mineral ao doce sensual e extremamente frutado. Puro fogo!
Terra: Touro, Virgem e Capricórnio
Estabilidade, solidez e insistência são as características principais dos signos deste elemento. Preferem sentir-se seguros e firmes com as suas decisões. Normalmente seguem métodos para conseguirem o que pretendem e não gostam do improviso.
Para o elemento terra, os vinhos têm que ser corretos, tudo na medida certa! Os vinhos elaborados a partir do corte da uva Merlot que origina tintos sedosos, com aromas de ameixa em conjunto com a força da Cabernet Sauvignon dão um show de perfeição. Se unirmos a elas a Cabernet Franc teremos aí o famoso corte bordalês. Clássico e sem improvisos. A Nebbiolo que origina um vinho de tradição, bem estruturado e potente na região de Barolo e Barbaresco na Itália. Com sua textura firme, sem exageros e que demonstram equilíbrio são totalmente “terra”.
Ar: Gêmeos, Libra e Aquário
Racionalidade, compreensão e bom senso são características principais destes três signos. Gostam de se sentir livres, são muito comunicativos e flexíveis e sabem lidar muito bem com situações desconhecidas e novas. São curiosos e pensam muito antes de agir. A efervescência dos Champagnes, os vinhos da controversa Pinot Noir e os da uva Chardonnay são ideais para os nativos do elemento Ar.
Água: Câncer, Escorpião e Peixes
Sensibilidade, intuição e idealidade são as características deste elemento. São muito sentimentalistas e meigos com aqueles que mais gostam. Têm medo de compromissos ou situações conflituosas, preferem passar despercebidos e são muito discretos no dia-a-dia.
Os vinhos relacionados a esse elemento têm de ser daqueles que acompanham as refeições como os da região de Chianti. Os da uva Tempranillo, também se encaixam bem com os signos de Água. E nada melhor para “fechar” uma refeição com chave de ouro que os vinhos de sobremesa botrityzados como os feitos na região de Sauternes.
Feliz Aniversário aos leoninos e virginianos do mês!