Matérias e Colunas

Categoria:

Barra da Tijuca se consolida como destino preferido dos latinos no Rio

A Barra da Tijuca vive um momento de crescimento no turismo internacional, registrando um aumento maior do que o dobro da média nacional e acima do índice global, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Esse avanço reflete o reforço da malha aérea do Aeroporto do Galeão e estratégias fora do país. Além disso, a agenda cultural do Rio é um atrativo a mais para os visitantes, com mega eventos e shows.

Barra da Tijuca
A Barra da Tijuca se tornou a região favorita dos latino-americanos, atraindo visitantes que buscam experiências diferenciadas

Turistas sul-americanos impulsionam o crescimento

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, 2024 fechou com 1,5 milhão de turistas internacionais, atingindo níveis próximos aos registrados em 2014. Entre os principais mercados, três são da América do Sul:

• Argentina: 455.299 turistas
• Chile: 278.902 turistas
• Uruguai: 56.623 turistas

Esse crescimento é impulsionado por estratégias marketing turístico, além da expansão da oferta de hospedagem em regiões alternativas aos bairros turísticos tradicionais.

Barra da Tijuca se torna o destino preferido dos latinos

A Barra da Tijuca se consolidou como a região favorita dos latino-americanos, atraindo visitantes que buscam tarifas acessíveis e experiências diferenciadas.

Segundo o setor de hotelaria Cerca de 90% dos turistas optam por se hospedar na Barra, onde as tarifas podem ser até 30% mais acessíveis em comparação a bairros turísticos tradicionais, como Copacabana e Ipanema.

Barra da Tijuca
No Lagune Barra Hotel, localizado no complexo do Riocentro, a presença de turistas latinos tem sido cada vez maior

Além do preço, a infraestrutura moderna, a variedade gastronômica e as praias mais tranquilas tornam a Barra um destino ideal para turistas que já conhecem os principais pontos turísticos da cidade e buscam novas experiências.

Hotéis da Barra da Tijuca registram aumento na demanda

O impacto desse crescimento também se reflete na hotelaria local. No Lagune Barra Hotel, localizado no complexo do Riocentro, a presença de turistas latinos tem sido cada vez maior. Durante a alta temporada, o número de room nights aumentou 113% em relação ao ano anterior.

“Esse número pode ser ainda maior, já que alguns hóspedes possuem dupla cidadania e apresentam RG em vez do passaporte do seu país de origem”, destaca Fernando Amorim, gerente-geral do Lagune Barra Hotel.

Com foco no fortalecimento do turismo brasileiro na América Latina, o Lagune Barra Hotel participou de importantes feiras internacionais, como a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) 2024, em Buenos Aires, e a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar 2024), em Assunção.

Turismo latino fortalece setor hoteleiro carioca

Para Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (HotéisRIO), a América do Sul segue como um mercado fundamental para o turismo carioca, com Argentina e Chile liderando a demanda.

“Esse movimento crescente é muito bem-vindo, especialmente porque gera uma alta demanda por hotéis de 3 a 4 estrelas, que têm uma presença significativa na cidade”, afirma.

Compartilhe esse artigo!

Publicidade

Publicações recentes

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!