Clique aqui e siga nosso perfil no Instagram
Os fones são nossos companheiros nas viagens, no trabalho e até mesmo nos hobbies. Muita gente usa para ouvir música, vídeos e áudios.
E, na pandemia, os fones fizeram parte do trabalho de muita gente no home office. Mas, quando usados de forma intensa e contínua podem fazer muito mal para a nossa audição.
Um volume muito forte pode lesionar as células receptoras da audição e causar perda auditiva permanente. Por isso, é importante seguir algumas dicas para evitar esse problema:
1. Prefira fones que fiquem na parte externa da orelha, os que “ficam dentro da orelha”, como os que costumam vir em aparelhos celulares são mais prejudiciais;
2. O ideal é que você consiga ouvir o que está “saindo” do fone, mas também os sons externos. Se não consegue ouvir os sons externos, pode ser que esteja muito alto.
3. Repouse sua audição: a cada hora de uso dos fones, dê um repouso de 10 minutos, isso evita agressão as células auditivas.
4. Guarde sempre o fone em local higienizado para evitar infecções. Não deixe em contato direto com a bolsa, por exemplo.
O uso moderado dos fones pode ser uma atitude prazerosa e saudável, porém o uso abusivo e em altas intensidades podem provocar lesões auditivas irreparáveis.