Morador do Recreio sugere mudanças para diminuir engarrafamentos

Morador do Recreio há mais de 20 anos, Vagner Oliveira acompanhou o processo de desenvolvimento assim como os transtornos que são comuns em qualquer cidade grande.
Após observar o que acontece na vizinhança, tomou a iniciativa de enviar para prefeitura uma sugestão de alteração de sentido em algumas vias que podem agilizar a mobilidade urbana.

Os maiores engarrafamentos nos horários de pico acontecem entre as Av. das Américas, Av. Gláucio Gil, Av. Genaro de Carvalho e Estrada Benvindo de Novaes, as principais do bairro.
“Tomando algumas medidas simples, seria possível melhorar a fluidez do trânsito na região, proteger os pedestres, prevenir acidentes e congestionamentos”, acredita Vagner, leitor da Utilità desde a época da revista.
“A rua Malba Tahan é residencial, com outras três ruas perpendiculares (todas muito estreitas) e um cruzamento. Em três delas é permitido estacionar em um dos lados. Isso também atrapalha muito”, garante.
O morador lembra que diariamente um grande número de veículos deseja atravessar o cruzamento da Estr. Benvindo de Novaes com a Av. das Américas, a cerca de 200 metros da Malba Tahan, seja em direção ao Américas Shopping, à Vargem Pequena e Vargem Grande, seja para virarem à esquerda no sentido Recreio Shopping, Guaratiba e Santa Cruz ou à direita no sentido TransOlímpica, Linha Amarela e Barra.

“Em vez de se utilizarem do acesso pela Av. Genaro de Carvalho e entrarem à direita na Estr. Benvindo de Novaes (vias principais e coletoras), se utilizam das vias locais acima mencionadas para “encurtarem o caminho”, alcançarem a Malba Tahan e chegarem na Estr. Benvindo de Novaes já bem próximo do cruzamento (200m), o que acaba gerando um grande congestionamento nas duas vias. Na local e na coletora”, explica Vagner.
Para piorar a situação, o morador afirma que os carros normalmente passam pela via em velocidade muito acima da permitida, sem respeitar a existência da escola ali localizada.
A rua Nelson Tarquínio, em mão única começando na Av. Gláucio Gil em direção à rua Malba Tahan, possibilita que os carros que estão na Av. Gláucio Gil a utilizem como atalho para alcançarem a Malba Tahan e depois a Benvindo de Novaes.
A rua Cecília Meireles, em mão dupla, entre a Av. Gláucio Gil e a Malba Tahan, também possibilita os veículos que estão na Av. Gláucio Gil a utilizem como atalho para alcançarem a Malba Tahan e a Benvindo de Novaes.
A rua Vicente Scofano, em mão dupla, entre a Av. Gláucio Gil e a rua Mario Faustino e que cruza a Malba Tahan, com estacionamento em um dos lados e passagem para apenas um veículo por vez, também possibilita quem trafega na Av. Gláucio Gil usá-la como atalho para alcançar a Malba Tahan e a Benvindo de Novaes, tendo como agravante o fato de ser muito estreita, constantemente causando pequenos incidentes entre veículos que estão de passagem e os que estão estacionados.
Essa conjunção de fatores contribui para constantes congestionamentos, veículos passando em alta velocidade e diversos acidentes no dia a dia.

MUDANÇAS SUGERIDAS – LOGRADOUROS
Mudança principal
1- Rua Malba Tahan – sentido único em direção à Av. Genaro de Carvalho basicamente seria utilizada por moradores da via, ruas adjacentes e pais dos alunos da escola FB KIDS.
Mudanças secundárias
2- Rua Nelson Tarquínio – sentido único em direção à Av. Gláucio Gil basicamente seria utilizada para os moradores da via e para escoar o trânsito da Rua Malba Tahan.
3- Rua Cecília Meireles – sentido único em direção à Malba Tahan basicamente seria utilizada por moradores da via e das ruas adjacentes.
4- Rua Vicente Scofano – sentido único em direção à Av. Gláucio Gil basicamente seria utilizada para os moradores da via e para escoar o trânsito da Malba Tahan.

5- Ruas Mário Faustino, Murilo de Araújo e Henrique Stamile Coutinho – todas em sentido único da Estr. Benvindo de Novaes em direção à Av. Genaro de Carvalho basicamente seriam utilizadas pelos moradores dessas vias.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!