Assistindo aos jogos da Copa e observando o espetáculo das torcidas, algo me chamou muito a atenção, o show da torcida. Visto de longe, as camisas das respectivas seleções formam um bloco homogêneo. Mas quando o cinegrafista dá um zoom, é possível ver os torcedores mais tradicionais até os mais inovadores com caras pintadas e fantasias.
O mercado corporativo lhe enxerga? Quando veem de longe, você é mais um na multidão ou se destaca? E quando fecham o zoom em você? O que é que veem?
Tenho percorrido empresas e turmas de MBA proclamando que o mercado brasileiro carece de pessoas autênticas e corajosas. Sim, pessoas dispostas a serem elas mesmas, porque o amor ao dinheiro tem aniquilado histórias maravilhosas que nunca tiveram um desfecho.
Num mundo onde tudo se copia e cola, como ser autêntico? Como ser autêntico resistindo a tentação de não se comparar com todas as pessoas que temos em nossos contatos no Linkedin e Facebook?
Eu tenho duas orientações para compartilhar com você: coragem e autenticidade. A raiz da palavra coragem é cor, que é a palavra em latim para coração. Originalmente, significa “falar o que se pensa abrindo o coração”. Com o tempo, o sentido original foi se descaracterizando e mudou para heroísmo. O mundo não precisa de heróis, mas pessoas com coragem para serem sinceras principalmente com si mesmas. Coragem para enfrentar as próprias vulnerabilidades. Seja aliviado e dispensado da missão frustrante e impossível de ser perfeito.
Segundo a professora Ph.D Brené Brown “Autenticidade é a prática diária de abandonar quem nós pensamos que devemos ser e assumir quem somos.” É justamente aqui que reside o desafio principal, compreender quem de fato você é. Não me refiro aqui ao que as pessoas acham que você é, mas aquilo que há no seu interior e só você e Deus sabem. Pare um pouco hoje, reflita sobre quem você tem sido e quem você deseja ser. Busque um pouco mais dentro de você, porque reflexões como essa somente são eficazes se feitas de dentro para fora.
E você deve estar pensando o porquê deste artigo. É simples: personagens encenam um espetáculo e pessoas o vivem. Tem muita gente assistindo ao espetáculo da vida ou apenas encenando. O meu desejo é que você saia da torcida e seja o artilheiro desta partida maravilhosa, desafiante e intrigante que é a vida.