Não é segredo para ninguém que o WhatsApp é o aplicativo para troca de mensagens instantâneas mais usado no Brasil, inclusive, nosso país perde apenas para a Índia no ranking de usuários ativos.
O queridinho dos brasileiros tem mais de 120 milhões de contas ativas e é usado por cerca de 80% da população como canal para se comunicar com as marcas.
Então, por que não tê-lo como uma ferramenta aliada ao seu negócio, não é mesmo? Em 2024, a troca de mensagens entre clientes e empresas pelo WhatsApp registrou um aumento de 351%. Isso mostra o quanto o aplicativo é relevante para a geração de oportunidades de negócio e aumento das vendas.
Vem conferir 7 motivos para você adotar uma automação para WhatsApp como estratégia de vendas:
1. Proximidade com o cliente:
O WhatsApp permite conversas humanizadas e rápidas, com a vantagem do cliente responder no tempo dele. Esse contato próximo aumenta a confiança e acelera a tomada de decisão.
2. Taxa de abertura e resposta:
Enquanto e-mails têm taxas de abertura em torno de 20%, as mensagens no WhatsApp chegam a 98%. Além disso, a taxa de resposta é muito mais alta, o que mostra ser um canal mais eficiente para gerar vendas.
3. Personalização de atendimento:
Por ser um ambiente de mensagens diretas, é possível personalizar cada interação, oferecendo ofertas e soluções sob medida para cada cliente. Isso eleva a experiência e torna a venda mais consultiva, pois foca em entender as necessidades do cliente e oferecer soluções específicas.
Essa abordagem consultiva é possível quando as informações trazidas pelos próprios clientes geram insights para alimentar respostas ideais.
4. Ferramentas de automação e otimização:
Ao integrar o WhatsApp com sistemas de IA conversacional, é possível automatizar atendimentos e agilizar processos, sem perder a qualidade na entrega. Assim, as equipes ganham produtividade e o cliente não fica esperando. Facilita o follow-up de reengajamento para obter mais chances de conversão, além de lembrar de um produto esquecido no carrinho, por exemplo.
5. Auditoria para otimizar resultados:
Um outro ponto importante sobre utilizar o WhatsApp como estratégia de vendas é o fato da possibilidade de auditar conversas. Com a auditoria, é possível identificar padrões de comportamento, monitorar o cumprimento de processos durante a jornada de atendimento e garantir a qualidade e conformidade das conversas.
Além disso, a auditoria permite identificar pontos críticos, como o tempo de resposta e abordagens que podem prejudicar a experiência do cliente, gerando insights valiosos para melhorias contínuas. Esses dados podem ser usados para otimizar o atendimento, ajustar estratégias e aprimorar a interação com o cliente.
6. Integração com outras ferramentas:
O WhatsApp pode ser integrado com outras ferramentas de marketing e vendas, como CRMs e plataformas de e-commerce, otimizando ainda mais a sua estratégia.
7. Praticidade e popularidade
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil, presente na maioria dos smartphones. Isso significa que seus clientes provavelmente já estão familiarizados com a plataforma, facilitando o contato e a interação.
Investir em um bom atendimento, monitorar as conversas e estar aberto a adaptar as estratégias de negócios com base nos insights das auditorias é fundamental para lucrar mais e melhorar o relacionamento com o público. Que tal refletir sobre como estão as interações com seus clientes?
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