O balanço do Carnaval na cidade do Rio de Janeiro foi positivo e atendeu as expectativas esperadas após o período mais crítico do início desse ano com o avanço da omicron. A ocupação média na rede hoteleira foi em torno de 85%, gerando uma expectativa positiva no setor para o ano de 2022.
Não se deve esperar o mesmo para o Dia das Mães. Em um ano atípico, onde praticamente a cidade foi demandada com dois eventos de Carnaval, sendo o de abril de forma oficial, sem grandes restrições em função da pandemia, será natural um esvaziamento de turistas de outros estados na cidade logo em seguida e estima-se uma ocupação média em torno de 60%. Para o comércio sim é esperado um indicador positivo com aumento das vendas tão aguardado neste período.
A rede hoteleira tem procurado impulsionar o setor nessa retomada pós pandemia, adotando estratégias de vendas e explorando datas especiais como Dia das Mães, trabalhando com promoções, visando atrair turistas neste caso com o apelo de presente às mães e alguns hotéis possuem espaços para comemorações e com potencial gastronômico encontram nesta data um período propício para ter mais rentabilidade e, assim, se consolidarem ofertando um produto atraente às mães.
* Artigo publicado pelo colunista Marco Pessoa, Especialista em Gestão de Eventos do Grupo HEL (Hotéis, Eventos e Lazer).