Dólar: por que você deve ter a moeda americana?

O dólar americano é a moeda mais utilizada no mundo e por isso, é considerada a principal reserva mundial. Devido a oscilação do momento por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a pandemia e outros fatores, pode ser um bom momento para brasileiros que desejam fazer este investimento.

A maioria das moedas existentes hoje, são utilizadas principalmente em seus respectivos países e, por mais forte que sejam, nenhuma delas teve sucesso em substituir o dólar como moeda de reserva mundial.

Dólar - A compra de dólares sempre gera dúvidas e na verdade pode ser feita com extrema facilidade atualmente.
A compra de dólares sempre gera dúvidas e na verdade pode ser feita com extrema facilidade atualmente.

Agora você deve fazer o seguinte questionamento: Por que então devo ter dólar?O dólar se destaca porque tem muitas características que outras moedas não têm, como:

– Estabilidade no valor devido a manutenção dos baixos índices de inflação ao longo das últimas décadas;

– Segurança, pois, há uma grande oferta de ativos em dólares e que são seguros na visão do mercado, principalmente em momentos de crise;

– Liquidez, pois o mercado americano é o mais líquido do mundo, principalmente pela injeção de dólar no comércio internacional.

Meu objetivo é ser simples e prático para que você tenha mais inteligência financeira e obtenha dólar.

Passando para a parte prática, toda reserva de médio/longo prazo deve ser feita em dólar justamente por ter o benefício da manutenção do poder de compra, controle inflacionário e dispensa de câmbio já que todos os países aceitam dólar para as suas transações e alguns ainda exclusivamente dólar.

Outro ponto importante será armazenar dólar para os seus projetos de curto prazo como viagens e compras internacionais. Tenha uma conta em dólar e aproveite sempre o período de correção para comprar, assim você estará posicionado de forma inteligente evitando um câmbio nocivo quando decidir viajar ou comprar algo cujo valor será em dólar.

Agora faremos um teste rápido: daqui há dez anos você prefere abrir uma maleta com 100 mil dólares ou 500 mil reais? Provavelmente a escolha foi dólar e o seu subconsciente já escolheu dólar por todas as informações que ao longo da vida ouviu nos noticiários, na internet, conversas com amigos e outros.

Agora basta adicionar a essa decisão todos os pontos de inteligência que acabou de ler até aqui para criar e ter uma estratégia de acumulação e armazenamento de dólares. Reforço que hoje, a reserva de valor do Brasil, está armazenada em sua grande maioria em dólar e este valor é bem considerável. E se o seu país faz isso, por que não você também?

A compra de dólares sempre gera dúvidas e na verdade pode ser feita com extrema facilidade atualmente. Você precisará apenas escolher um caminho: armazenar dólar em conta corrente para utilização ou investir o seu dinheiro em produtos financeiros. Em ambos acontecerá o câmbio e o evento “dolarizar”.

Existem muitas opções de corretoras e bancos que já oferecem contas americanas para brasileiros, cabe uma pesquisa e principalmente ajuda de um planejador financeiro em sua vida.

Espero ter contribuído para o seu conhecimento e desejo que você utilize e tenha dólar a seu favor. Nos vemos num próximo artigo e caso precise de ajuda e queira escrever para mim, envie um e-mail para contato@marlonglaciano.com.br ou através do meu Instagram @marlonglaciano.

* Artigo publicado pelo colunista Marlon Glaciano, especialista em finanças.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!