O empreendedor que consegue gerenciar seu tempo de maneira eficaz, inevitavelmente será, com o tempo, um gestor de sucesso, pois hoje, o tempo é uma das fontes mais valiosas de riqueza.
Mas como isso se todos nós temos as mesmas 24 horas para sermos produtivos? Não é a quantidade de horas de esforço e trabalho que define se somos produtivos ou somente ocupados, é como usamos estas horas a nosso favor, isto é, como gerenciamos melhor nosso tempo. E para isso a dica é: gerencie melhor suas ações, planeje seus afazeres na noite anterior antes de dormir, organize sua agenda do dia seguinte, escrevendo e até mesmo pensando um pouco antes de dormir. Sabe por quê? Porque, geralmente, o seu último pensamento antes de dormir, será o primeiro assim que acordar.
O segredo não está na gestão do tempo e sim na gestão das suas atividades. Por isso você deve se programar e listar uma ordem de prioridades na agenda de compromissos, ações e objetivos a serem cumpridos.
A dica para colocar em ordem de prioridade é escrever todos os objetivos e compromissos que vierem à sua cabeça para aquela determinada jornada. Depois de escrito fica mais fácil para você validar as atividades que serão executadas e certamente perceberá aquelas que não precisam estar na frente de outras ou, até mesmo, nem estarão na lista desta jornada produtiva. Enumere em ordem de prioridade, dentro do tempo que tem disponível para isso e execute na ordem que você mesmo escolheu.
O tempo é muito valioso. Quanto vale o seu tempo? Ao responder isso, estará dando início ao processo de mudança de mentalidade, sobre estar ocupado e ser produtivo.
* Artigo publicado pela colunista Alexander Costa, que é CEO do Grupo Gestão GMA, especialista em Desenvolvimento Humano, Liderança, Carreira, Consultor de Negócios e Empreendedorismo.