Em um país onde o empreendedorismo feminino cresce, as mulheres pretas enfrentam desafios únicos. Segundo a última pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em 2021, 47% das mulheres que empreendem no Brasil são negras, mas enfrentam desigualdades profundas de renda e visibilidade.
A plataforma Compre de uma Mãe Preta surge como um espaço inovador e essencial, atuando como a primeira vitrine de afroempreendedorismo para mães pretas, pardas e afro-indígenas.
Desde 2020, a iniciativa fomenta negócios diversos, promovendo renda e visibilidade enquanto enfrenta o racismo estrutural e promove a igualdade de gênero.
Comandada pelas Empreendedoras e Matrigestoras, a Ativista, Produtora Cultural e Educadora Social, Tuanny Miller e a sua sócia, a Jornalista especialista em Gestão de Projetos e Eventos, Mestre em História, Rosyane Silwa, a “Compre de Uma Mãe Preta” é uma plataforma que surgiu em 2020, em São Paulo.
Foi movida pela necessidade de criar um espaço inclusivo e representativo, promovendo visibilidade, autoestima e vendas para mães pretas, pardas, indígenas, imigrantes e refugiadas que empreendem, conectando-as a oportunidades de crescimento econômico e fortalecendo suas autonomias financeiras, além de promover responsabilidade social e inclusão racial, alinhados às práticas ESG e ODS, com soluções de impacto mensurável e parcerias com empresas que reforcem a imagem delas comprometida com a diversidade.
A CEO da Compre, Rosyane Silwa, mãe de Nzinga, de 5 anos, vê seu trabalho como uma semente para um futuro próspero e de bem-viver para as crianças e mulheres pretas.
“Somos as fundadoras da primeira startup de impacto social voltada para mães negras que empreendem. Nosso trabalho tem um impacto direto na vida dessas mulheres, ajudando a criar oportunidades de crescimento econômico, visibilidade e apoio. Nossa atuação permite que elas se desenvolvam como empreendedoras e fortaleçam sua autonomia financeira, além de promover uma rede de suporte e representatividade essencial. Ao apoiar essas mães, estamos também impactando suas famílias e comunidades, criando um círculo de impacto social positivo que vai muito além do empreendedorismo”, explica.
Mãe de Betânia, de 5 anos, Tuanny Miller, CMO da Compre de Uma Mãe Preta, acredita na importância do protagonismo da mulher dentro da economia criativa.
“Empreender foi necessário para mim, tanto para minha estabilidade financeira quanto para mobilização social. Desde o meu início, no movimento hip-hop, onde levava oficinas gratuitas de dança, grafite e cultura para a periferia, que me abriu diversas portas, depois na organização da Feira Kilombo das Kitandeiras, espaço para empreendedoras pretas de Franca e região, ao meu primeiro empreendimento, Pretas Arteiras, no qual produzia bijuterias afro-referenciadas, criei o Ateliê Kekêre, com roupas infantis sustentáveis, inspirado pelo desejo de ser mãe”, conta a Matrigestora.
Novidade para mães pretas de doto brasil
No próximo dia 4, a Compre de Uma Mãe Preta, que já faturou mais de R$100 mil em vendas nesses quatro anos, com mais de 150 mães empreendedoras cadastradas, dará um novo e grande passo.
O lançamento da plataforma de Marketplace da Startup, possibilitará a conexão com empreendedoras de todo o Brasil. O que antes era uma plataforma com uma Kitanda Virtual (uma espécie de vitrine onde é possível conhecer a história e os negócios das mulheres que fazem parte da rede), agora será ampliado, conectando quem quer comprar com o propósito de quem quer vender, levando mulheres cadastradas a venderem para outras empresas, dando mais visibilidade para elas.
“Esse é o primeiro Marketplace brasileiro voltado exclusivamente para afro-negócios de mães pretas e pardas, conectando empreendedoras a empresas que valorizam a diversidade, a sustentabilidade e as práticas ESG. Além disso, a startup oferece suporte técnico e educacional para mães empreendedoras em diferentes estágios de seus negócios, fortalecendo suas estruturas e ampliando suas redes de venda”, finaliza.