Importância das mulheres na inovação das empresas

A inovação por produtos e serviços que resolvam problemas reais dos consumidores e clientes exige que as empresas voltem seu olhar para soluções que atendam públicos diversos. Já não cabem produtos genéricos que não estejam adequados à diversidade de clientes e consumidores.

É necessário ampliar a variedade de ofertas para encontrar o seu nicho e público que tenha aderência aos propósitos da empresa. É neste sentido que as mulheres tem ganhado destaque trazendo um olhar diverso e mais abrangente e sugerindo novas ofertas de produtos e serviços que resolvem problemas ou ampliem o desejo por novas oportunidades.

Mulheres - É preciso ter sedimentada a ideia de que a mulher é uma colaboradora vem para somar.
É preciso ter sedimentada a ideia de que a mulher é uma colaboradora vem para somar.

Alguns modelos de negócios tem mudado completamente a sua linguagem e abordagem criando um diálogo com cada tipo de cliente em específico seja ela jovem, idoso, gênero, raça, regional, dentre alguns que podemos destacar.

É preciso ter sedimentada a ideia de que a mulher é uma colaboradora vem para somar, e dessa forma que ela tenha a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, além da formação técnica exigida para a função. Outra observação é que a colaboradora seja proativa e que se sinta a vontade de apresentar suas ideias.

Acredito que o diferencial esteja na capacidade da mulher em ser criativa na sua vida uma vez que exerce diversos papéis na sociedade. E, naturalmente, ela sempre estará buscando soluções que possam auxiliar no seu dia a dia, seja em produtos, processos e serviços.

A questão pode estar ligada a fatores históricos sociais, mas fato é que podemos encontrar que cada vez mais as empresas estão buscando mulheres para ocuparem cargos de liderança, principalmente as que possuem como cliente alvo mulheres, justamente por serem mais capazes de entenderem as suas necessidades.

* Artigo publicado pela colunista Mabel Alvarado, especialista em inovacao tecnológica.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!