Matérias e Colunas

Rede hoteleira é carro-chefe na região e estimula comércio

Hotel Hilton Barra Rio de Janeiro_foto apartamento
O Hotel Hilton é um dos exemplos de empreendimento hoteleiro internacional na Barra da Tijuca | Foto: Divulgação

 

Com uma localização estratégica e, segundo muitos, ainda preservada, a Barra da Tijuca e o Recreio recebem cada vez mais investimentos na rede hoteleira, incentivados também pela aproximação dos jogos olímpicos que acontecerão no próximo ano. Comprovando o crescimento e a criação de um novo pólo de turismo em uma cidade que antes recebia investimentos mais direcionados para a Zona Sul.

A chegada de redes internacionais, como o Hilton, enobrece a área e estimula o comércio e os serviços oferecidos no entorno.Segundo Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), a região recebe, até o final de 2015, 11 mil novos quartos de hotel.

– “É sabido que os prédios próximos aos hotéis têm preços diferenciados no mercado imobiliário. Outro fator importante é a grande geração de empregos que estes estabelecimentos proporcionam, criando a possibilidade do sonho dourado de se trabalhar próximo de onde se reside.”, esclarece o diretor.

Meio Ambiente

Para muitos moradores, entretanto, a criação de novos empreendimentos imobiliários e todas as suas vantagens não serão suficientes para suprir toda a degradação ambiental causada por essas construções.

Questionado sobre os possíveis impactos ambientais, Alfredo Lopes afirma que as construções são executadas em terrenos onde, via de regra, não existiam concentrações de árvores.

– “As eventuais árvores suprimidas, por necessidade de obra, foram alvo de medidas compensatórias de replantio de mudas. O grande ganho ambiental se dará nas áreas remanescentes, onde estão sendo plantadas centenas de árvores, de forma a tornar o projeto harmônico e agradável.”, conclui.

Alguns ativistas,entretanto, questionam a criação de um campo de golfe para as Olimpíadas na Reserva Marapendi. Em contraponto, surge também a criação do Parque Nelson Mandela que, segundo o prefeito Eduardo Paes, deve ficar pronto até o final de 2016 e pode ser maior do que o Parque do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O projeto promete trazer à Barra um ótimo investimento em qualidade de vida.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!