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BARRA GANHA CRECHE E PRÉ-ESCOLA BILÍNGUE E COM CONCEITO INOVADOR

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Um espaço de múltiplas vivências, com ambientes integrados e proposta pedagógica inovadora, para estimular a criatividade e o aprendizado na primeira infância, maternal e pré-escola. Assim será a MiniMe, que abre as portas ano que vem, no Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen, na Barra.

Inspirada em modelos americanos e europeus – como a escola Avenues, em Nova York, e instituições da cidade de Reggio Emilio, na Itália – a nova creche e pré-escola, voltada a crianças de quatro meses a seis anos de idade (Berçário 1 a Pré-escola 2, segundo o conceito do MEC) será bilíngue e terá como um dos pilares de sua proposta a educação internacional.

“Tudo está sendo cuidadosamente pensado para que a MiniMe seja uma instituição de excelência em cuidados com bebês e crianças até seis anos. A ideia é que eles tenham liberdade para serem criativos e espontâneos e, ao mesmo tempo, limites para se sentirem seguros e protegidos. Será uma creche-escola especializada no desenvolvimento e estimulação especificamente nessa fase, que é quando mais se absorve conhecimento e se necessita de tratos especiais com a saúde”, explica Laila Mendes, sócia e diretora-administrativa.

Segundo Maria Fernanda Faveret, coordenadora pedagógica, a MiniMe apresentará um conceito único, que busca as melhores práticas em educação. “Teremos grupos de crianças com idades e interesses comuns, que crescerão aprendendo juntas. Elas poderão se manter por um período maior do que um ano com os mesmos profissionais, o que possibilita uma maior integração, resultando em um trabalho mais personalizado e com melhores resultados”, explica .

Na MiniMe, as turmas serão reduzidas, com uma média de 12 crianças cada (apenas no pré as turmas podem ter, no máximo, 16 crianças) e todas elas estarão em contato diário com o inglês – mesmo as de quatro meses de idade – por no mínimo 80% do tempo em que estiverem na escola. O horário de funcionamento também será diferenciado, das 7 às 20h, para maior conforto das famílias que têm rotinas pouco flexíveis de trabalho. Não haverá feriados emendados nem férias, ou seja, as crianças não terão a sensação de mudar de nível e cada conquista será valorizada, durante todo o ano, como uma etapa vencida.

Diferenciais e infraestrutura

Além do que já existe em outras escolas – biólogos, cozinha experimental, minifazenda, projetos de robótica com blocos de montar, minicidade, atelier de artes, brinquedoteca e psicomotricidade – a MiniMe terá ioga e shantala para bebês e crianças pequenas e uma superinfraestrutura, distribuída em mais de mil metros quadrados. “O projeto de arquitetura será um dos nossos pontos fortes, pois o espaço físico está intimamente relacionado ao desenvolvimento pedagógico da criança. Além disso, ele é um importante fator de decisão para a escolha de uma escola pelos pais”, afirma Laila.

A prioridade é a integração, desde as áreas onde ficam as crianças à cozinha. São 16 espaços de vivências e estimulação, sem contar a área externa. Para o maternal e o pré, cada sala abordará um aspecto do desenvolvimento infantil (teatro, lógica, música, linguagem inglês e português, desenvolvimento motor, ciências, artes plásticas e estudos sociais). As turmas se revezarão nesses ambientes, durante o dia, e cada espaço terá um profissional especializado no tema, que acompanhará as crianças junto com a professora regente. No pré, as crianças passarão parte do tempo em uma sala mais tradicional, já como adaptação para escolas de Ensino Fundamental.

Equipe multidisciplinar

A estrutura de Recursos Humanos será altamente técnica e qualificada, treinada em primeiros socorros e desenvolvimento infantil. Em média, será um adulto para três crianças de até 3 anos; e um adulto para cinco crianças de 4 a 6 anos. O corpo docente não será formado apenas por pedagogos, mas sim por um time multidisciplinar, que acompanhará o desenvolvimento dos alunos de forma colaborativa e integrada. A equipe contará com biólogos, profissionais de Letras (Literatura e Inglês), artistas plásticos, músicos, atores, professores de Educação Física e psicomotricistas.

Tecnologia

A MiniMe usará a tecnologia (impressoras 3D, tablets, projetores, computadores e jogos como Xbox e Wii) como meio, não como fim. Um aplicativo exclusivo será disponibilizado para que pais e responsáveis tenham acesso às câmeras de segurança da escola e às informações da agenda escolar da criança, além de facilitar a comunicação com os professores e demais pais da turma e para que os seguranças tenham a identificação biométrica do responsável por buscar a criança na escola, para controle de horários de entrada/saída, para relatórios com fotos sobre as atividades dos pequenos e relatórios de desenvolvimento individuais trimestrais.

Obras já começaram, matrículas serão abertas em setembro e aulas têm início no primeiro semestre de 2020.

Informações sobre matrículas:

info@minimeeducacaoinfantil.com.br

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