Em uma época estressante como a que vivemos, entre engarrafamentos e correrias, a dor de cabeça aparece com tanta frequência que já não surpreende. Muitas vezes, um analgésico é o suficiente para esquecer o assunto – até que ela apareça novamente. Mas são várias as possíveis causas para a dor que, diariamente, afeta 80% da população. Entre elas: calor, problemas com o sono, pular refeições ou ingerir certos alimentos que propiciam a dor (como café, chocolate, chás pretos, álcool, etc.), má postura, desidratação e problemas dentários.
No caso dos problemas dentários, a dor pode tanto estar relacionada aos dentes mal posicionados como a problemas nas articulações mandibulares e nos músculos da face. “As DTMs (disfunções temporomandibulares)”, explica o doutor José Henrique Frederico, “são distúrbios que podem ocorrer tanto nas articulações da mandíbula como nos músculos que se relacionam com os movimentos da boca (abertura, fechamento e movimentos laterais), estando entre as causas mais frequentes de dores da face que não se originam nos dentes”. Esses distúrbios podem provocar dores de cabeça crônicas ou episódicas e dificilmente são distinguidas da enxaqueca relacionada a outras causas.
Além de afetar predominantemente pessoas do sexo feminino com pouca idade (apresentando um declínio após os 45 anos), as DTMs também atingem as crianças e são desencadeadas por estímulos mecânicos, como o bruxismo e o apertamento, além de dentes mal posicionados. “Essas situações podem ocasionar a liberação de algumas substâncias como as serotoninas, que provocam uma reação em cascata no cérebro – o que, ao final, resultará na enxaqueca e nas dores de cabeça do tipo tensional”, explica o doutor José Henrique.
Para solucionar o problema, é preciso buscar a orientação de um cirurgião-dentista, que investigará o que está causando o distúrbio. As possibilidades de tratamento variam de acordo com a causa, podendo ser necessário o uso de placas de acrílico, no caso de bruxismo ou apertamento, e de aparelhos ortodônticos ou próteses, no caso de dentes mal posicionados.
Serviço:
Clínica Definitive
Rua Dalcídio Jurandir, n. 255, sala 325, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.
(21) 35-07-81-78 ou (21) 35-07-82-64.
Facebook: /definitiveodontologia / #DefinitiveOdontologia #ProfissionalDefinitive